Truques fáceis para ser mais produtiva

Mais uma estreia de peso essa semana por aqui! A Carol Sandler é a cabeça por trás do site “tem-que-ler” Finanças Femininas. Ela vai ensinar para nós um pouquinho do universo dos números e dicas de como melhorarmos nossa produtividade, investimentos, equilibrar a conta bancária, onde investir, como falar sobre dinheiro com seu amor etc… Show! Para salvar os textos “para a vida”. Leia tudo sobre ela aqui.

Por Carolina Ruhman Sandler

Quem nunca sentiu vontade de que o dia tivesse mais do que 24 horas? Que sonho, vai! Conseguir equilibrar o trabalho com a família, a academia, o namorado, cuidar da saúde e ainda sobrar um tempinho gostoso para ler um livro ou ver um filme sem culpa… Não é para qualquer uma!

Sei que eu me sinto muitas vezes como uma malabarista, tentando fazer tudo isso funcionar. Mas se você conhece bem as suas prioridades e sabe o que precisa para fazer todas as suas tarefas, os dias ficam bem mais fáceis. Com alguns truques de produtividade, você pode se tornar mais eficiente no que quer que esteja fazendo e ganhar tempo para fazer aquilo que você ama. Confira algumas dicas!

Achados da Bia | Carolina Ruhman Sandler | Balanço | Produtividade

Imagem: Reprodução

1. Reveja as suas prioridades. Para conseguir fazer tudo o que você quer ou precisa em um único dia, você precisa pensar grande. Veja tudo o que você costuma fazer durante a semana, quanto tempo você gasta com cada atividade e pense em tudo aquilo que você gostaria de fazer, mas nunca sobra tempo. Sabe por que? Se você não se planeja direito, nada funciona. Então aproveite e tire alguns minutos para programar a sua semana que vem, por exemplo. Veja o que você já tem planejado e se aquilo é factível mesmo – considere até fatores como trânsito e o tempo que você leva para chegar nos seus compromissos. Agora pense no que você queria fazer, mas nunca consegue. Academia? Um jantar com as amigas? Reserve tempo para essas atividades na sua agenda! Eu costumo marcar na minha agenda até o horário de correr na esteira do prédio e a hora da manicure – tudo entra! Pense até nas suas tarefas no trabalho e em tudo o que você faz no dia-a-dia que poderia ser feito de uma forma mais eficiente. Seja prática!

2. Abaixo o multitasking! Sabe aquela coisa de fazer um milhão de coisas ao mesmo tempo? No geral, isso nunca funciona! Essa prática tão na moda hoje em dia normalmente só tem um resultado: as coisas ficam meio mal-feitas mesmo. Não dá para escrever um relatório no trabalho e assistir novela ao mesmo tempo. Sabe qual é a vantagem de fazer uma coisa de cada vez? Você presta mais atenção. Mais focada, você consegue fazer um trabalho muito melhor, evita retrabalhos e sabe bem o que você está fazendo. Esteja presente!

3. Abrace a pausa para o cafézinho. Não espere trabalhar o dia inteiro com o mesmo gás e a mesma eficiência. Algumas pausas ao longo do dia são essenciais para você dar uma respirada e pensar em outras coisas. Não precisa tomar literalmente um café – uma opção até melhor é aproveitar para alongar o corpo. Faça movimentos circulares com os ombros para ajudar a soltar aquela tensão acumulada. Na volta ao trabalho, você normalmente consegue organizar melhor o seu pensamento e se tornar ainda mais eficiente.

4. Enfrente o vício do email. Não tem nada que acaba mais com a sua produtividade do que ficar respondendo todos os emails assim que eles chegam. Desta forma, você não consegue se concentrar em nada durante tempo suficiente para você fazer um bom trabalho! Por isso, relaxe, de preferência desligue as notificações dos emails – isto é, se você não está esperando nada com urgência! – e foque no seu trabalho. Estabeleça períodos em que você responde todos os emails, na periodicidade que você preferir. Você vai ver como ajuda! Não precisa nem dizer que isso também vale super para as redes sociais…

5. Anote tudo o que você precisa fazer. Sua cabeça não serve para você ficar lembrando todas as tarefas que precisa fazer. Isso consome uma energia enorme e vira uma fonte inesgotável de insônia. Você consegue criar um espaço mental enorme se você começa a anotar todas as suas obrigações. Você nem imagina! Anote sempre que lembrar de uma tarefa que precisa fazer – seja no trabalho ou o shampoo que você não pode esquecer de comprar na volta pra casa! Assim você consegue liberar a sua cabeça para pensar em coisas muito mais importantes… Você pode usar um bloquinho ou então um dos diversos aplicativos que existem no celular e no computador para isso! Eu amo o Wunderlist, que funciona em PCs e Macs, iPhones e Androids da vida. Mas tem vários outros, encontre um que seja prático pra você e saia anotando tudo!

6. E o principal: veja o que funciona para você. Tem gente que ama as pausas para o café, mas se empolga demais e fica quarenta minutos fora da mesa e tem gente que deveria ser obrigada a respirar um pouco de tempos em tempos. Veja como você funciona melhor e procure criar pequenos hábitos para te ajudar a ser mais eficiente, produtiva e sobrar um tempinho bom para você fazer o que você bem entender…

Gostou?
Então coloque em prática já!

3 comentários COMENTE TAMBÉM

Poxa, era disso que eu tava precisando, meu dia passou e eu nem vi, ainda tenho um monte de coisa pra fazer. rsrsrrs vou colocar em prática.

Bia arrasou na estreia, principalmente para nós mulheres é muito importante aprender a não ser multitasking, já que acumulamos muitas funções (dona de casa, mãe, mulher, esposa e profissional). A coluna de hoje era tudo o que eu precisava ler para aprender a respirar.
Obrigada!

bjs

Comentários fechados.

quem faz os achados
Colaboradores