The Wombats

Voltar no tempo por meio de uma música. Quem nunca? De repente, me peguei ouvindo The Wombats, numa madrugada alheia, e voltei àquela época boa. Tipo 1996… não.. nessa eu tinha 6 anos, quase não lembro de nada. Mas me recordo adolescência, no responsabilities, tempo das festinhas de 15 anos e das descobertas musicais, de ficar zapeando na vh1 à procura de novas misturas de sons.

1996 é o título de uma das minhas músicas preferidas do trio de Liverpool, além de Jump into the Fog e Our Perfect Disease. Sem contar Let’s Dance to Joy Division, que te diz para celebrar a ironia daqueles momentos “fuckthatshit” de uma semana da vida de um adulto.

O som de Matthew Murphy, vocal, Dan Haggis, bateria, e Tord Overland, baixo, é cheio de referências musicais bem misturadas, desde tecladinhos sintetizados a “oohh.. ahhh”, típicos do começo de seus conterrâneos, os Beatles. A sonoridade lembra sim alguma coisa do Joy Divison, um pouco de New Order, indo para um Beach Boys repaginado. Até o vocalista (gatinho!) mantém seu estilo oitentista, fazendo cosplay de Robert Smith – bora cortar esse cabelo! Matthew, aliás, é um ótimo letrista, com suas escolhas inteligentes e, muitas vezes, com uma depressão despretensiosa. Com letras que dão vontade de ouvir de novo para pegar aquela piada sagaz, The Wombats te conquista no primeiro acorde, dedilhado, ahhhhhh e uh uh uh.

Eles se conheceram tomando umas biritas nos bares de Liverpool, durante a faculdade na Liverpool Performing Arts Academy, criada por nada mais, nada menos que Sr. Paul McCartney. Em 2007, depois de muito tocar nas festinhas da universidade, lançaram seu primeiro álbum, The Wombats Proudly Present: A Guide to Love, Loss & Desperation. Depois veio, não menos bem apresentado, The Wombats EP e This Modern Glitch, meu favorito. Agora, eles estão com trabalho novo, o Your Body is a Weapon, cujo primeiro single já tem um clipe super bacana de animação. E como qualquer bom bebum, eles vieram para o Brasil ano passado no show da festa Mr. Jack’s Birthday, do wisky Jack Daniels.

 Vale a pena gastar uns minutinhos pra ouvir, vai?

1996

 

Let’s celebrate Joy Division

Gostaram?