Tendências em décor

Vamos falar de tendências em decoração para 2014?

Começo dizendo que usar a palavra tendência quando o assunto é decoração não é a mesma coisa do que quando falamos de moda. É que nesse universo as mudanças não são tão passageiras — elas acontecem devagar e, ao longo de meses ou até anos, acabam refletindo o jeito contemporâneo de enxergar a casa. Por isso, não vou dizer que as tendências mostradas aqui são necessariamente para 2014: algumas já começaram, outras ainda podem demorar um pouco, mas o importante é que todas elas compõem um cenário onde a casa não é apenas um endereço no mapa. É ninho, é família, é conquista…

1) Casa com afeto e simplicidade
Talvez uma das mudanças mais perceptíveis esteja na maneira como a casa é vista hoje em dia. Esse sonho não mais se resume a ter as chaves da porta da frente. As pessoas agora buscam espaços que acolhem, abraçam, transmitem sentimentos, contam a sua história… Na prática a gente percebe essa liberdade no jeito de misturar peças que não precisam necessariamente ser lindas aos olhos de todo mundo, mas que tenham seu valor emocional para os moradores.

2) Toque humano
O artesanato, que está cada vez mais presente nos projetos urbanos, também tem a ver com sentimento. Entre tantos equipamentos high-tech, como geladeiras que falam ou acessam a internet, as pessoas sentem a necessidade de resgatar o toque humano de alguma maneira. Seja em esculturas feitas de barro, que às vezes ainda trazem impressões digitais, ou nas mantas de tricô, nos tecidos com bordados delicados ou em peças de madeira esculpidas ao longo de semanas. São objetos apurados pelo tempo e pelas técnicas que passam de geração a geração.

3) “Eu que fiz”
Mas não basta ter em casa peças feitas pelas mãos dos outros. As pessoas agora querem participar do processo e arregaçar as mangas. É claro que cada um tem facilidade para uma coisa ou outra, como costurar almofadas, pintar móveis ou bolar luminárias divertidas, mas aí é que está a parte mais legal: de repente se descobre um talento escondido ou um novo hobby. É por isso que tutoriais ou ideias “faça você mesmo” têm feito tanto sucesso por aí.

4) Ah, o verde!
Vocês já devem ter percebido, mas as plantas estão por toda parte, verdejando e trazendo frescor às paisagens cinzentas vistas pela janela. Assim como os ramos das trepadeiras, essa tendência se espalha cada vez mais, cobrindo uma boa parcela dos imóveis urbanos. Todos querem ter jardim! Mesmo quem mora em um apê sem varanda quer reivindicar o seu — ainda que ele se resuma a alguns vasos tímidos ou 3 samambaias penduradas.

Estão de acordo? Contem para nós o que não pode faltar e o que mais valorizam em suas casas.