Fotografia

“Fotografar, é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração.” (Henri Cartier- Bresson)

Claro que Cartier-Bresson, um dos maiores fotógrafos que conhecemos, está mais do que capacitado a definir a fotografia! Não importa qual o seu estilo, o assunto, a qualidade do fotógrafo; o que importa é que os três ingredientes estejam juntos no ato de fotografar, como define um dos maiores gênios dessa arte.

As antigas fotografias de família, que guardamos naqueles álbuns que ficam empoeirados nos armários se transformaram em coisas quase imateriais, que guardamos em celulares, tablets e computadores. Não pegamos mais aqueles papeis que amarelam, não manipulamos mais aqueles negativos em tiras. Como quase tudo que nos rodeia hoje, a fotografia também é meio virtual e meio real e tão perto de nós, que a carregamos no bolso, aos milhares!

Nada é feito naquele quarto escuro.

Instagram, Flickr, Tumblr e Pinterest são hoje redes de difusão dessa arte. Não apenas a foto da festa, o look do dia, os babies brincando na piscina, o aniversário do sobrinho, mas a cabeça, o olho e o coração alinhados na produção de visões de um dia ou de cenas comuns que viram momentos graficamente belos.

Hoje centenas de aplicativos possibilitam o aparecimento instantâneo de gênios digitais. Será? Claro que não. Fotógrafos como Cartier- Bresson são poucos, mas o prazer de criar, fazer, colorir e descolorir, transformar, montar imagens, nos transforma em possíveis artistas, em quase fotógrafos geniais. Sobretudo, nos aproxima da linguagem da fotografia. E da beleza. Acho que não é pouco!

O assunto, claro, não termina aqui, pois o campo é vasto e animador. No próximo post, vamos falar sobre grupos nessas redes, que estimulam o surgimento daquele Cartier-Bresson que pode estar escondido dentro de você.