Cass Bird

É a felicidade estampada no granulado de uma foto. A luz é gostosa, o sorriso natural comove e faz sorrir de volta. Os personagens são despidos de qualquer parede invisível e são verdadeiros. Felicidade em forma de um clique. Ou um tra tra tra, como dizem meus amigos do ramo. Cass Bird é a fotógrafa que capta o jovial em tudo que vê. Seja um quê misterioso, seja um clichê adolescente. Ela transforma a imagem em algo que dá gosto de ver. Ela é o olho a procura de uma cena dessas descritas acima.

Nascida em Los Angeles, Cass se formou em Smith College, que no Wikipedia (sim, o Wikipedia), é descrita como o lugar das artes liberais para mulheres. Ou seria arte para mulheres liberais? Talvez seja este o caso de Cass, que enxerga a essência da felicidade. E quer coisa mais liberal do que ser feliz neste mundo em que vivemos? Cass consegue criar uma atmosfera tão linda, de onde a felicidade surge de um beijo na nova tattoo, de um banho semi-vestida na banheira ou, simplesmente, da fumaça daquele cigarro nos dias de fúria. Há, sim, felicidade nas pequenas coisas/momentos da vida. E Cass sabe disso.

Cass já fez capas maravilhosas (que já tinha me apaixonado antes e não sabia de quem era), como a Jessica Chastain para a The New York Times Style Magazine e a da ELizabeth Moss para a The New Yorker. Lindas! Não sei vocês, mas sempre que vejo uma foto, tenho vontade de desvendar quem está por trás daquilo tudo. Os personsagens têm um espirito jovem, de liberdade. São donos do próprio nariz. O rapper Jay-Z, Elizabeth Olsen, Katy Perry, até Harry Pott.. quer dizer Daniel Radcliffe já posaram para suas lentes. Além das celebrities, Cass já fez campanhas para Nike, Levi’s, Max Mara, Mayet, Urban Outfitters e Keds estão entre seus clientes mais hypados. Ela também assinou diversos editoriais para Elle francesa, Vogue britânica e americana, GQ, Dazed & Confused e i-D. Só coisa boa!

Vale a pena parar, olhar e ser feliz, não?