Brownie Molhadinho

Brownies nunca brilharam os meus olhos até eu começar a fazer esse daqui, que fica molhadinho e puxento. O melhor ainda é que não precisa de batedeira, é fácil e rápido de fazer.

Rendimento: 10 porções ou uma forma quadrada de 20cm de lado
Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de forno: 30 minutos

Ingredientes:

225g ou 1 2/3 xícara de chocolate amargo em barra, picadinho em tamanho de chips de chocolate
85g ou 6 colheres de sopa de manteiga sem sal cortada em cubinhos + um pouco de manteiga para untar
150g ou 3/4 xícara de açúcar refinado
1 colher de chá de extrato de baunilha (extrato é melhor, mas essência funciona)
2 ovos grandes à temperatura ambiente
35g ou 1/4 xícara de farinha de trigo peneirada
100g ou 3/4 xícara de nozes picadas grosseiramente (opcional)
1 colher de sopa de açúcar mascavo (opcional)
aproximadamente 1 colher de sopa de água (opcional)

* Ele fica mais gostoso com chocolate entre 60% e 70% de cacau. Como a receita leva açúcar, mesmo usando 70%, o brownie ainda fica doce.

Prepraro:

Pré-aqueça o forno a 175°.

Cubra o fundo de uma forma com 2 folhas de papel alumínio ou 1 folha de papel manteiga, deixando sobrar em todas as laterais cerca de 5cm de altura além do brownie. Unte o papel com manteiga em textura de pomada feita no microondas (10 a 15 segundos devem ser suficientes).

Coloque as nozes em uma frigideira com o açúcar mascavo e aproximadamente 1 colher de sopa de água. Quando elas estiverem caramelizadas, retire do fogo e reserve.

Derreta o chocolate e a manteiga em banho maria. Com uma colher de silicone ou de pau, misture delicadamente até que a mistura esteja derretida e homogênea.

Retire do fogo e acrescente o açúcar e a baunilha e misture até incorporar. Um de cada vez, junte os ovos, misturando até incorporar. Adicione a farinha já peneirada e com a mesma colher, misture energeticamente por 1 minuto (não mais e não menos), até que a mistura perca a sua granulosidade, fique lisa e brilhante e comece a descolar dos cantos da tigela. Acrescente as nozes e misture.

Despeje a massa na forma e cozinhe até que o centro do brownie esteja quase cozido, cerca de 30 minutos. Cuidado para não cozinhar demais pois isso deixa o brownie seco.

Retire do forno e deixe esfriar na forma antes de retirar o papel e o brownie.

Ele pode ficar em geladeira por até 4 dias ou embalado no freezer por até 1 mês.

Nas fotos mostro duas receitas logo depois de esfriar, uma feita com chocolate 70% e nozes e outra feita com chocolate 50%, um pouco de doce de leite e sem nozes. Prefiro ele depois de algumas horas na geladeira, pois assim ele “assenta” e fica mais puxento.

1 comentário COMENTE TAMBÉM

Hummmm que delícia!! Vou fazer no fim de semana certeza!!! Ai que tudo, receitas por aqui!
😀

Comentários fechados.

quem faz os achados
Colaboradores