Treinamento Funcional – o que é?

Hoje é a estreia da minha top professora de pilates Karina Chaparro, que também é educadora física e fisioterapeuta. Entre um agachamento, uma flexão e um abdominal (ufa!) aprovetei para fazer uma rápida entrevista com ela sobre o treinamento funcional:

1) O que é o treinamento funcional?
A expressão treinamento refere-se à aquisição de conhecimento, habilidades e competências enquanto funcional ao que possui eficácia, utilitário e prático. Sendo assim o treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, tais como, agachar, puxar, empurrar, girar, correr e pular. O praticante ganha força, equilíbrio, mobilidade, agilidade, resistência e velocidade, tendo sempre como foco tornar o corpo mais inteligente, produzindo movimentos mais precisos e eficientes tanto para as atividades de vida diária quanto para um aprimoramento em uma atividade específica.

2) Quais as vantagens desse treino?
Uma das grandes vantagens desse treino é trabalhar o corpo de forma global, tirando a pessoa dos movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados. As sessões são sempre complexas e desafiadoras, com uma infinidade de variações, sendo uma boa alternativa para quem está cansado dos exercícios mais tradicionais e quer fugir da monotonia. Outra vantagem é trabalhar a real necessidade de cada aluno. Por exemplo, para quem pratica esporte ele irá permitir o desenvolvimento das habilidades necessárias de cada modalidade. Ou seja, o treino de um corredor será diferente do treino de um jogador de tênis ou de um praticante de surf, por conta dos objetivos individuais de cada um.

3) Quais equipamentos são utilizados?
Vários equipamentos são utilizados, como bolas, faixas elásticas, cordas, fita de suspensão, escada de agilidade, disco de equilíbrio, entre outros. Vale ressaltar que também é possível fazer um ótimo treino funcional usando apenas o peso do próprio corpo.

4) O TF ajuda emagrecer?
Sim. Pode-se elaborar um programa de treinamento que envolva alta demanda energética, se for identificada a necessidade de emagrecimento. Lembrando que para a perda de peso, a quantidade de calorias consumidas deve ser menor que a quantidade de calorias gastas no mesmo período de tempo.  Assim, treinando com uma dieta adequada o resultado se torna extremamente eficiente.

5) Todo mundo pode fazer?
Sim. Qualquer pessoa pode fazer, desde que orientada de um bom profissional que saberá identificar as necessidades e restrições de cada indivíduo.

Gostaram? Mandem suas perguntas nos comentários. =)

12 comentários COMENTE TAMBÉM

O treinamento funcional/pilates são os melhores exercícios que já pratiquei. Com algum tempo de treino é nítida a mudança no corpo! Sem contar que , as aulas da Karina são super dinâmicas e com o astral mega para cima! Recomendo!
Parabéns pelo post, meninas!
Adorei!
Beijos,
Helvia.

Obrigada, Helvia!!! Fico muito feliz quando os alunos vêem os resultados!! Bjsss

Qual é a frequência ideal que se deve fazer o treinamento funcional por semana?
Eu faço academia 1 a 2 vezes por semana e gosto muito de andar de bicicleta, 1 vez por semana no mínimo.
Obrigada!

Ex parceiro de treino da Bia, aluno da professora Karina, sou suspeito ao elogiar o trabalho… Rs.
Pratico pilates e funcional há mais de 1 ano, evolui muito nos treinos e posso afirmar que não existe treino mais completo!! Me sinto em uma “musculação” completa com trabalho de respiração, concentração, equilíbrio e alongamento. Indico para todos!
Aproveitando o espaço para parabenizar esse trabalho da Bia e claro, da prof. Karina! 😉

Parabéns pela matéria Bia e Ká, realmente nossas aulas são demais e ultra divertidas!! 🙂
Beijos e até o próximo treino!!

O melhor exercício, a melhor professora e as melhores companhias!!!! Faz muito bem pro corpo e você ainda sai de alma renovada com o astral da Karina!!!
Amei o post, meninas!!
bjos,
Giovana

Posso assinar embaixo dessa declaração da Karina de que qquer pessoa pd praticar treinamento funcional/pilates: sempre fui sedentaria e péssima na coordenação motora, mas até em mim a Karina tem dado jeito!!!
Sou fã (e confesso que morro de rir nas aulas tb)!!!
Espero ver mais posts da Ka aqui!!! Arrasou, Bia!

Eu adoro e super recomendo. Depois que conheci a Karina definitivamente minha vida melhorou muito rsrsrs. Ela é uma ótima profissional! Minha postura está bem melhor e a minha performance na corrida ficou outra:-)
A variedade de exercícios, o astral e a energia é tudo muito bom! Eu fico renovada com as aulas.

Acho que vou ser aluna pra SEMPRE! 🙂
Grande beijo Karina

Obrigadaaaa!!! Fácil ser professora qdo os alunos são queridos como vcs!!! : )

posso fazer todos os dias?

Comentários fechados.

quem faz os achados
Colaboradores

Clique para fechar