Animal Print

No próximo domingo, dia 09 de novembro, vai rolar a primeira edição de um evento muito legal, com uma causa nobre: o Bazar Animal Print. Criado pelas amigas Carol Rios e Thabata Guerra, o bazar terá renda 100% beneficiente para ONGs e protetores de animais — uma causa com a qual me identifico muito. 

Entre as peças arrecadadas por Carol e Thabata, muitos achados estilosos de marcas como Osklen, Farm, Raya de Goye, Laundry, Pop Up Store, Topshop, Forever 21, Calvin Klein, Diesel entre outras.

Participei com desapegos meus também e conversei com a Thabata e a Carol sobre a iniciativa e moda consciente. Olha só:

Como vocês se conheceram? E como surgiu a ideia de fazer um bazar de moda com renda dedicada aos animais?

Thabata: A gente se conheceu através do instagram do Brechó Rebajas (onde será o evento). Eu comentei em algumas fotos e fui lá conhecer a loja, da qual a Carol é dona. Conversamos e eu comentei sobre a minha lojinha no Enjoei — lá eu vendia roupas minhas e doava o lucro depois. Um dia depois, a Carol me mandou um email dando a ideia de fazer um bazar físico com essas e outras peças no próprio brechó dela. Foi assim que tudo começou.

Existem marcas que conseguem mostrar que é possível fazer moda consciente com qualidade e criatividade, como a Osklen e Stella McCartney (por isso doei peças das duas marcas para o Bazar). Quais outras marcas — nacionais ou internacionais — inspiram vocês nesse sentido?

Thabata: Gosto muito de marcas menores e nacionais, tanto de roupas quanto de acessórios, que tenham essa consciência de produzir em pequena escala, com fornecedores e materiais verificados e aprovados. Isso traz uma cara “artesanal” e exclusiva que eu adoro. Falando de marcas internacionais, gosto muito do estilo da Uniqlo e das iniciativas sociais que eles apoiam (reciclar roupas, trabalho com refugiados e vítimas de desastres naturais, entre outros). Indico o site da Factory45, criado pela Shannon Whitehead. Ela auxilia marcas e estilistas a deixarem seu negócio sustentável e bem-sucedido.

Carol: Gosto da Vivienne Westwood, Oskar Metsavaht e Stella! Mas quem mais me inspira nesse sentido são personalidades e movimentos como a Chiara Gadaleta e o Fashion Revolution Brasil, um movimento em que ativistas, estilistas e imprensa se uniram após o colapso do Rana Plaza em Bangladesh, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo: da produção ao consumo.

O acervo do bazar tem sido construído de forma colaborativa, com doações de pessoas que se identificam com a causa, o que é sempre muito legal. Vocês se surpreenderam com o envolvimento das pessoas? Foi uma experiência de troca bacana? 

Estávamos com muito medo de não conseguir peças suficientes — e peças legais. Mas nos surpreendemos muito! Além de amigos e amigas, pessoas que não conhecíamos nos procuraram para doar. Conseguimos muitas peças legais, tanto masculinas quanto femininas! O nosso projeto tem como objetivo ajudar os animais, mas estamos ajudando outras causas também, pois as peças que não estavam em bom estado para venda (manchadas ou já desgastadas) estão sendo doadas para asilos, orfanatos e moradores de rua.

Contem um pouquinho mais para os leitores do Achados sobre o que teremos no dia do evento? Muitas atividades legais além das compras, não é?

Thabata: Vai ser uma delícia de dia! A ideia era fazer um evento beneficente que não fosse careta. Até nossa rifa vai ser super cool. Teremos um pocket show da dupla Sax in the Beats, foodtrucks da Picoleteria e Kombier, venda de flores da Gentileza Flores, petiscos e muito mais. A Carol é formada em moda e dará uma consultoria de estilo para os compradores na hora de escolher as peças e montar os looks. Nossa rifa beneficente vai ter muitos prêmios legais: Kit de cervejas da Kombier, voucher da Zee Dog, Pimentas da De Cabron Chillis, uma blusa da Lola Store, camisetas da My Pet, roupinhas de cachorro da Mascotas e vale-jantar no La Pasta Gialla. Ufa! Muitas marcas legais que adoramos se uniram a nossa causa. Esse é o primeiro Bazar, e esperamos fazer muitos outros mais!

Onde: Brechó Rebajas — Rua Artur de Azevedo, 1711, Pinheiros, São Paulo, SP.
Quando: 09 de novembro (domingo) das 11h às 18h.
Entrada gratuita.

Confirme sua presença na página do evento no Facebook e saiba mais.