Guia de Madrid

Pessoal, este post levou um ano para entrar no ar (que vergonha!), mas como queria fazer algo completinho, sabem como é, né? Rs!

Algums acompanharam minha viagem de Réveillon em Madrid em dezembro do ano passado – na hashtag #achadosmadrid. Agora faço esse post contando um pouquinho mais sobre a minha programação e indicando meus endereços favoritos na capital espanhola.

Começo agradecendo as dicas maravilhosas de duas madrilenses queridas que me sugeriram restaurantes, lojas e passeios de insideres – de quem mora na cidade – o que sempre acho mais legal do que os roteiros tradicionais sobre o quais todos já ouviram falar ou mesmo já visitaram. Elvis Pesquera, amiga que fez o curso no Marangoni em Londres e Trinidad Pajares, amiga que está morando no Brasil agora, muito obrigada!

Anotem aí:

ARTE
Museo do Prado: Rua Ruíz de Alarcón, 23 – Metro Banco de España – a maior Pinacoteca – Goya, Velazquez, Boticelli, Rafael, Tiziano, El Greco etc.
Museo Thyssen Bornemiza: Paseo del Prado, 9 – Metro Banco de España – lindo com peças de Van Gogh, Rubens, Picasso, Paul Klee etc.
Museo Reina Sofía: Rua Santa Isabel, 52 – Metro Atocha – arte Século XX – Picasso, Dalí, Miró etc.

* Boa pausa depois dos Museus é um passeio pelo Parque do Retiro. Há entrada pelo Casón do Buen Retiro, muito bonita (Rua Alfonso XII). Perto dele está o restaurante asturiano Couzapin, Menorca 33.

Bairro SOL / OPERA
Puerta del Sol – croissant e café na Pasteleria Mallorquina, um clássico parado no tempo.
Plaza Mayor – andar pelo Madri dos Austrias e se perder pelas ruas.
Plaza Ópera – Plaza Oriente, Teatro Real, Catedral da Almudena e Jardines Sabatini.
Restaurante El Botín: Calle Cuchilleros, 17 – super turistão, aberto desde 1725, é o mais antigo da cidade! Fomos comer o famoso “cochinillo” e adoramos!
Mercado de San Miguel – Plaza de San Miguel – Metro Sol / Ópera – ao lado da Plaza Mayor e do Botín
Antigo mercado de arquitetura de ferro de começo do S.XX, que agora é todo um templo de gastronomia durante o dia e a noite. Tomar um vinho no Pinkleton & Wine, comer ostras com champagne no Ostras Sorlut. As ¨croquetas de jamón¨ são uma delícia. Super cheio, mas vale a visita!

Bairro SALAMANCA
As melhores ruas são Claudio Coello, Callejón de Jorge Juan, Hermosilla e Serrano – Metro Serrano e Goya. Vale reservar um dia para desvendar todas as lojinhas pra lá de charmosas que habitam esses quarteirões. <3
Minhas favoritas por lá – Bimba y Lola, Hoss Intropia, BDBA, World Family Ibiza, Fahoma.
Vila de lojas: Hermosilla, 26 – tem um jardim interior e várias lojas legais: The Workshop, Federica & Co, Sister Jane, Ana Corsini, MC Lighting, Ma Petite Juliet e Mimoki, com fascinators e tiaras espetaculares.

Para Comer:
Jurucha: Ayala, 19 – as melhores croquetas de jamón de Madri. Pintxos vascos deliciosos! As empanadas e tortillas são demais. Super simples, mas lo-ta-do sempre.
Juanyta ME MATA!: Diego de León, 60 – Food Style
No: Callejón de Puigcerdá, 8 – Descolex e moderninho
Ramon Freixa (Hotel Único Madrid): Claudio Coello, 67 – tem 2 estrelas no Guia Michelin e foi a melhor experiência gastronômica que já tive na vida. OMG! Mais caro, mas vale super a pena. Pedimos o menu degustação, maravilhoso. Precisa de reseva e é bem concorrido.
La Vinia: Calle de José Ortega y Gasset, 16 – loja de vinhos bem legal, se gostar do tema.
Petra Mora: loja de chás, temperos e aperitivos show. Bom para comprar lembranças. Os chás são deliciosos e as embalagens, uma fofura!
Livraria VIPS: Calle de Serrano, 41 – tem em quase todas as esquinas, abasteci meu acervo de revistas e livros de moda e décor. Bom para comer rapidex também!
Pastellaria Mallorca: Calle de Velázquez, 59 – mercado maravilhoso e charmoso. Reserve um tempinho para chá/café + docinhos maravilhosos.

Bairro de MALASAÑA / CHUECA
Rughara: Rua Corredera Alta de San Pedro, 2 – espaço de moda, arte, música e decoração
Rua Fuencarral – todas as marcas
Rua Almirante e Barquillo – lojas lindas.

Para comer:
Olivia te Cuida: Santa Teresa, 8 – lugar lindo para sentir que está na sua casa.
Mercado de La Reina: Gran Vía, 12 – burguer e gintonic. Peça o menú del día.

O melhor coquetel:
Del Diego: Reina, 12 – um clássico!
Cock: Reina 16
Museo Chicote: Gran Vía, 12 – Frank Sinatra, Ava Gardner, Grace Kelly, Bette Davis, etc já estiveram por lá 😉

Bairro LA LATINA
El Rastro – Ribera de Curtidores: 
Metro La Latina – feira de antiguidades que acontece no Domingo (o melhor programa para os domingos!). Depois tomar “cañas e tapas¨ pela Latina.

Lamiak: Rua Cava Baja, 42 – pintxo de queijo de cabra com cebola caramelizada
Juanalaloca: Plaza Puerta de Moros, 4 – pintxo de tortilla de batata
Matritum: Cava Alta, 17 – tosta de foie maravilhosa
Orixe: Cava Baja, 17 – pintxos vascos
Txirimiri: Humilladero, 6
Delic: Costanilla de San Andrés, 14 – Delíciaaa – tortas, doces, café, chás, mojito 😉

Bairro DAS LETRAS / HUERTAS
Andar pelas ruas Cervantes, Quevedo, León e San Pedro.
Subir ao El Corte Inglés de Callao. No último andar há restaurante / loja gourmet muuuito boas e a vista é maravilhosa!

SEGOVIA
30min de trem desde Puerta de Atocha > www.renfe.com
Cidade pequena com muito lindinha que da para conhecer em 1 día. Há um Aqueducto Romano do S.I impresionantemente conservado. Almoçar no Restaurante Casa Duque, rua Cervantes, 12 – o mais antigo da cidade. O típico é o ¨cochinillo¨ (porquinho). Hmmm!

TOLEDO
No trem de maior velocidade, são apenas 35 minutos de trajeto, desde Puerta de Atocha > www.renfe.com
Cidade única e muito especial que te faz voltar no tempo, séculos atrás, ao caminhar por seu centro histórico todo feito de pedras. Vale a visita!