Guia de Milão

Centro da moda e design, Milão é o coração econômico da Itália, por isso foi disputada ao longo dos séculos por poderosas dinastias. Intensa, é uma metrópole com agitada vida noturna. Por sua proximidade com a Suíça, a cidade tem uma aura mais sóbria e elegante que as outras regiões do país.

Passeios —

Duomo
Uma das maiores catedrais góticas do mundo, impressiona com seus 92 metros de largura e 157 metros de comprimento. O telhado é um detalhe marcante em sua arquitetura, por contar com 137 agulhas. Esta obra ousada, foi iniciada no século 14 e levou 500 anos para ser concluída.
Via Arcivescovado, 1. Piazza del Duomo. Milão. Tel: 39 02 72022656. www.duomomilano.it.

Castello Sforzesco
Projetada originalmente para servir de fortaleza, suas muralhas foram projetadas por Michelangelo. Atualmente abriga diversos museus importantes. Em seu acervo se encontra a obra inacabada do Michelangelo, a Pietà Rondanini.
Piazza Castello. Milão. Tel: 39 02 88463700. www.milanocastello.it.

Santa Maria delle Grazie
Ao lado de San Lorenzo Maggiore está o lar de uma das obras de arte mais valiosas do mundo, uma das imagens decisivas para a civilização ocidental, A Última Ceia, de Leonardo Da Vinci. A construção escolhida pelo mestre para estampar sua obra-prima é um belíssimo convento renascentista.
Piazza Santa Maria delle Grazie, 2. Milão. Tel: 39 02 4987588. www.grazieop.it


Gastronomia —

É sabido que a gastronomia pode desvendar o estilo de vida dos habitantes de uma cidade. É assim em Milão, uma das mais cosmopolitas da Itália. Em bairros como Brera, com forte tradição boêmia, que concentra vários dos mais interessantes locais para comer e beber na cidade, uma mania tipicamente milanesa faz a alegria dos comensais – o aperitivi. Muito comum nos bares e restaurantes de Milão, principalmente ao final da tarde. Trata-se de um buffet com o melhor da cozinha informal italiana – que pode ser apreciado na companhia de um drinque ou mesmo um bom vinho da casa.

Ristorante Cracco
Elegante e sofisticado, o restaurante apresenta interpretação contemporânea para os clássicos da culinária milanesa. Com serviço impecável, é uma ótima opção para jantares românticos.
Via Victor Hugo, 4. Milão. Tel: 39 02 876774. www.ristorantecracco.it.

Bagutta Ristorante
No centro histórico de Milão, em uma ruazinha residencial, uma pequena porta é o caminho para um enorme restaurante, que se revela assim que o visitante cruza a entrada. Paredes decoradas com desenhos e pinturas e um imenso salão recepcionam quem chega. O menu está cheio dos clássicos da região e da cozinha italiana como um todo, e muda de acordo com cada estação. A estratégia funciona há mais de 50 anos e continua atraindo moradores da cidade para as refeições ali.
Via Bagutta, 14. Milão. Tel: 39 2 76002767. www.bagutta.it.

Armani Nobu
Localizado na mansão Armani, este moderno restaurante é comandado pelo badalado chef Nobuyuki Matsuhisa, e une elementos das culinárias japonesa e latina.
Via Pisoni, 10. Milão. Tel: 39 2 62312645. www.armaniristorante.com.


Compras —

Galleria Vittorio Emanuele II
Construída entre 1865 e 1877, está localizada entre a Piazza della Scala e a Piazza Del Duomo. Com diversas lojas e restaurantes, sua característica mais marcante é o belíssimo telhado de vidro, o primeiro na Europa.

10 Corso Como
Enorme loja de Carla Sozzani, a ex-diretora da revista Vogue, é ótima opção para compras pois reúne diversas marcas para homens e mulheres, além de abrigar uma livraria, restaurante, café e uma galeria de arte.
Corso Como, 10. Milão. Tel: 39 02 29002674. www.10corsocomo.com.

Cappelleria Mutinelli
Desde 1888, a família Mutinelli produz e comercializa chapéus femininos e masculinos. Há modelos inspirados em diferentes épocas e a confecção das peças é feita com o mesmo cuidado artesanal do século 19.
Corso Buenos Aires, 5. Milão. Tel: 39 2 29523594. www.mutinellicappellimilano.com.


Hotéis —

Four Seasons Hotel Milano
No chamado Quadrilátero da Moda, bem pertinho da Via Montenapoleone, hot spot mundial das compras, o Four Seasons Hotel Milano é daqueles hotéis que a gente não esquece facilmente. Não somente por ocupar uma belíssima construção renascentista do século 15, restaurada à perfeição para receber o hotel, mas por ser um dos ícones da cidade que este ano está fervilhando com a realização da Expo Milano — evento que acontece em paralelo com a Bienal de Veneza. Separe um dia para aproveitar o brunch — despojado e gastronomicamente primoroso — servido no hotel de setembro a maio. Uma experiência!

Bulgari Hotel Milan
O prestigiado Bulgari Hotel está situado na área mais elegante de Milão, próximo à Via Montenapoleone, à Via della Spiga e ao Teatro Scala. Seus confortáveis quartos e suítes possuem janelas enormes, que exaltam a beleza de seus jardins, e a luz do dia realça a harmonia de suas cores e decoração. Os aromas e cores da cozinha italiana se encontram na sofisticada área do bar e restaurante. No harmonioso spa os visitantes encontram um refúgio para o corpo e para a mente.

Armani Hotel Milano
O Armani Hotel está situado na área mais elegante de Milão: o Quadrilátero da Moda. Projetados pelo próprio estilista, os quartos e suítes – os maiores da cidade – foram decorados em estilo minimalista e clássico. No Armani/SPA os tratamentos são elaborados de acordo com o desejo de cada visitante. Destaque para o restaurante e o lounge, que além de ótima gastronomia e drinks, brindam os visitantes.

Animadas? =)