Total Barre

Hoje vou falar sobre uma modalidade que os amantes do Pilates e da dança com certeza irão amar.

O Total Barre é um programa de exercícios que integra elementos do Pilates e da dança, combinado ao trabalho de força e cardio-respiratório.

O método trabalha de forma segura e eficaz, respeitando e adaptando os princípios básicos do Pilates, e tendo a música como aliada, o que torna a aula muito mais divertida e motivante.

O programa segue o formato de onze segmentos organizados de forma padronizada para cada aula. Estes segmentos são focados em áreas do corpo. Por exemplo: no início da aula começaremos com o segmento I que é um aquecimento da coluna; no segmento II, trabalharemos o aquecimento dos membros inferiores, e assim por diante.

A programação para cada aula vai focar na progressão dos exercícios e na eficiência do movimento. Serão passadas diversas coreografias, cada uma com seu objetivo e trilha sonora, que promoverão um condicionamento geral, melhora na qualidade de vida e prevenção de lesões.

O principal acessório utilizado é uma barra, mas além dela podemos fazer o uso de bolas, pesos de mão e elásticos para dificultar os movimentos.

Qualquer pessoa pode fazer o programa, caberá ao instrutor avaliar o aluno e modificar os exercícios, o ritmo da música ou usar algum material de apoio, sempre que achar necessário. Desta forma, a aula pode ser adaptada tanto para um aluno mais sedentário como para um atleta.

Dança, Pilates, trabalho de força, coordenação e memória. Tudo isso junto é o que encontraremos nesta nova modalidade.

Vamos seguir o ritmo?