Como decorar a casa com estampas sem exagero

Já faz bastante tempo que as estampas pularam das passarelas diretamente para as paredes das casas, escritórios e ambientes diversos. Essa tendência começou nos anos 1960 quando as estampas ganharam força no mercado têxtil e passaram também a integrar os projetos de decoração. Até então, os tons pastéis dos anos 1950 e os neutros reinavam absoluto pelas salas, cozinhas e quartos. E foi junto com os Beatles e os Rolling Stones que a maneira de encarar a decoração começou a mudar. Se tiver curiosidade, dá uma olhada neste post aqui, onde contamos a história do Chevron, uma das estampas mais famosas do mundo.

As estampas – quando inclusas nas paredes– são capazes de expressar excitação, movimento ou ainda delicadeza e suavidade. Aí depende da sua intenção: se quer um ambiente mais relax no quarto, aposte nos tons menos vibrantes e padronagens que não causem vertigem. Afinal de contas, é no quarto onde relaxamos, dormimos e temos momentos de tranquilidade.

Se a ideia é trazer a sensação de aproximação e calor humano, a sala de estar e a cozinha (especialmente se forem conjugadas, estilo americano) são ambientes perfeitos para receber os amigos e família, promover encontros gostosos onde a conversa animada pode rolar solta. Aqui, estampas mais agressivas, tons vibrantes e quentes são sempre bem-vindos.

Estampas diferentes estão permitidas no mesmo ambiente?

Se você tiver um pé no desafio, sim. É bom lembrar que na decoração não existem muitas regras que engessem as ideias, mas a principal delas é o equilíbrio. Você pode sim, por exemplo, ter uma parede revestida com papel de parede floral e ter almofadas xadrezes sobre o sofá neutro. Aqui, o interessante é que haja uma ou mais cores que tenham um diálogo, por exemplo: tem amarelo e rosa no papel de parede? Então as almofadas podem também ter tons de amarelo e rosa.
Uma regrinha de ouro: ficou agradável ao olhar? Então está bom. Causou sensação de desconforto? Então repense na composição.

Ainda tenho medo de trabalhar com estampas na decoração, o que eu faço?

Uma boa maneira de começar a se jogar nas estampas é escolhendo uma parede, um cantinho, um pilar ou qualquer outra superfície pequena da sua casa. Ela pode ganhar um revestimento de parede estampado e não vai saltar tanto aos olhos de quem observa. Para aproveitar esse cantinho mais ainda, use-o para pendurar alguns quadros, ilustrações, pôsteres, gravuras. Pode ser a sua mini-galeria de arte particular.
Cansou daquela padronagem? Trocá-la não vai ser assim tão difícil.

Estampas em cinza ficam muito apagadas?

Depende de como você introduz essas estampas na sua decoração. Papeis de parede em tons de branco, preto e cinza podem ser maravilhosamente aproveitados junto com móveis em cores vivas ou ainda em tons sóbrios (como verde escuro, marinho, vermelho queimado). Além de chique, fica super aconchegante.

Um exemplo bacana é a coleção de papeis de parede que a designer Adriana Stolfi assinou para a Kola. Estes produtos são novidade e acabaram de ser lançados, sendo que alguns deles são em tons de cinza (Brisa Cinza, Cristal Cinza, Folhas Cinza e Flori Cinza). Estes tons mais “apagadinhos” são ideais para composições com objetos de design e pequenos detalhes em tons vibrantes também. Mesas, garrafinhas, tapetes e outros objetos podem ficar sensacionais. Aproveite, os tons de cinza abrem pra nós uma infinidade de combinações incríveis!

Pense fora da caixa

Quando queremos trabalhar com estampas para obter resultados diferentes, é preciso pensar diferente. Para decorar um quarto, por exemplo, você pode pensar na decoração em “camadas”, onde a primeira é a pintura, a segunda são os móveis e a terceira o revestimento/tecidos. Estampas diferentes podem ser usadas cada uma em uma dessas camadas, utilizando sempre dualidades como:
– orgânico e geométrico
– claro e escuro
– estampas pequenas e grandes
– padronagens simples e complexas

O resultado vai ser um ambiente multidimensional, que vai atrair a atenção para cada detalhe.

Espero que tenha gostado das dicas. Até a próxima!

2 comentários COMENTE TAMBÉM

Hola chicos! está genial, me parece muy buen artículo, la verdad que estoy de acuerdo con lo que dices. Por cierto, vuestra página web se ve genial desde mi movil. Un saludo desde Mudanzas Logroño!! besitos a todos!

Comentários fechados.

quem faz os achados
Colaboradores