Frutas na decoração: 5 itens para levá-las para dentro de casa

Esqueça o cisne esculpido na melancia ou o ursinho de melão. Deixe as receitas da Bela Gil pra lá. Não, não tem nada a ver com detox ou com a Carmem Miranda. A gente gosta das frutas é na decoração mesmo!

Além de cores vibrantes, as frutas são excelentes padronagens que podem ser aplicadas em vários cantos da casa ou em qualquer ambiente, desde que a intenção seja dar uma cara retrô ou divertida ao espaço. Objetos em formatos de fruta também chegaram com tudo na cultura pop. Lembra da jarra de abacaxi da Dona Nenê, em “A Grade Família”? Pois é, essa jarra é disputada a tapas pelos garimpeiros de brechó.

Dá uma olhada nesses produtos abaixo e escolha os ingredientes para a sua salada de frutas.

1- Fotografias do artista turco Sakir Gokcebag
Se você sofre de TOC e quer tudo simetricamente bem posicionado, as obras do turco Sakir Gokcebag vão te fazer sorrir. Ele compôs uma série de fotografias onde frutas são cuidadosamente cortadas e posicionadas, formando padrões geométricos impressionantes.

2- A tal jarra da dona Nenê
“A Grande Família” deu adeus depois de 13 anos, sendo um dos seriados da TV Globo mais longos e bem sucedidos da história. Contando o cotidiano de uma típica família suburbana, o programa apresentava uma casa com a decoração bem ao estilo “casa da vovó”: sempre cheia de gente e com elementos interessantes, como a jarra de suco em formato de abacaxi, um dos itens mais pedidos pela lojinha da emissora. É possível também achar a jarra em alguns brechós, sites de compra e venda e lojas como essa, além desse tutorial bem bacana para você fazer uma luminária com a jarra em casa.

3- Papéis de parede
Imagina só encher uma parede inteira de bananas ou abacaxis? Essa é a ideia da coleção lançada pela Collector em parceria com a Shopkola. São papéis de parede com aquela cara de retrô e muito, muito legais! A aplicação é fácil e você pode escolher a cor que mais combina com o ambiente.

4- Enfeites, suportes e pegadores de panela
O crochê ressurgiu das cinzas da moda nos últimos anos quando figurou entre as grandes marcas em eventos como o Rio e o São Paulo Fashion Week. E como a moda e a decoração andam sempre muito próximas, uma acaba sempre puxando uma tendência da outra. E sim, tudo bem voltar a usar crochê em casa! E tem coisas boas aparecendo viu, um exemplo são esses suportes para panelas super fofos em formato de frutas. Não dá vontade de colecionar? Quem tiver a habilidade, pode pegar os modelos e tentar fazer em casa.

5- Frutas de verdade
Se você mora em casa ou em apartamento, não tem desculpa. Há maneiras de se cultivar frutas de verdade até em pequenos espaços e vários tutoriais mostram como fazer isso. Abaixo, um tutorial para o plantio der morangos, cujo pé é relativamente pequeno e ocupa pouco espaço. A dica e a hortinha são da fotógrafa Mariana Martins, que quis ter um pouco mais de contato com a natureza e descansar a cabeça da correria do dia a dia. “A dica para os morangos é que eles precisam de muito sol e muita água, especialmente nesses dias mais frios”. Então, siga a dica dela e plante seu pé de morangos.

PLANTIO DE MORANGOS
O que você vai precisar:
– terra vegetal
– argila expandida
– manta drenagem
– vasos (podem ser de plástico que imitam cerâmica)
– regador e utensílios para jardinagem como pá, rastelos, ancinhos em miniatura
– tesoura para poda
– mudinhas de morangueira

Modo de fazer:
Coloque uma cama de 5cm de argila expandida no vaso ou floreira. Cubra a argila com a manta de drenagem e despeje por cima 15cm de terra vegetal. Retire a muda com cuidado do seu vasinho original e acomode-a no novo vaso, sempre deixando um espaço de uns 10cm entre uma e outra. Cubra as raízes com terra e aperte a terra até que a muda fique bem estável.

Não esqueça: você precisa ter disposição para regar a planta diariamente. Os melhores horários são pela manhã e no final da tarde. Nunca regue ao meio dia pois o sol quente faz com que as folhas “cozinhem” com a umidade e o calor. Sempre vale a dica de sentir com o dedo se a terra está muito úmida ou não. Se ela estiver, não regue.

AQUI tem várias dicas para plantar outros tipos de frutas. Aproveite!

3 comentários COMENTE TAMBÉM

Gostei do colorido e a sensação de energia que as frutas trouxeram aos ambientes – em épocas onde o cinza impera nas grandes cidades – elas trazem um astral de frescor e cores, parabéns!

Oi, Paula. Amooo cores – acho que elas trazem vida ao ambiente! Obrigada pelo seu comentário. Apareça sempre! Bj bj

Comentários fechados.

quem faz os achados
Colaboradores