Suflê de chocolate com calda de caramelo

Hmmm… Essa foto te deixou com água na boca? Confira a receita abaixo e prepare sua receita!

Rendimento: 10 ramequins pequenos ou 1 travessa média
Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de forno: 6 a 10 minutos se ramequins pequenos ou 20 a 30 minutos se travessa grande

Calda de caramelo —
– 60g ou 4 colheres de sopa de manteiga com sal
– 100g ou 1/2 xícara de açúcar refinado
– 150g ou 1/2 xícara + 2 colheres de sopa de creme de leite (de preferência fresco)
– algumas gotas de essência de baunilha
– uma pitada generosa de flor de sal (se usar sal refinado, coloque na panela junto com o açúcar)

Use uma panela média/grande e alta pois quando você acrescenta o creme de leite, ele espirra e sobe.
Em fogo médio, derreta a manteiga e acrescente o açúcar, mexendo de vez em quando. Quando as bolhas tiverem diminuído, a calda atingir um aspecto de espuma e a cor estiver âmbar, retire do fogo, despeje o creme de leite e com um batedor de arame, mexa rapidamente até ficar homogêneo. Acrescente a baunilha e o sal e mexa novamente.

Quanto mais o açúcar estiver escuro ou quase queimando, menos doce e mais “amargo” o caramelo fica. Crianças normalmente gostam do caramelo quando o açúcar ainda não atingiu a cor âmbar, quando ele fica bem docinho, com gosto de calda de pudim.


Suflê de chocolate —
– 150g ou 1 xícara de chocolate em barra 70% cacau picadinho* (e mais um pouquinho para o final, 1 a 2 colheres de sopa)
– 150g ou 5 claras de ovos grandes
– 1 pitada de sal
– 90g ou 2/3 xícara de açúcar de confeiteiro ou quase 1/2 xícara de açúcar refinado*
– manteiga para untar as formas

*Chocolate com percentual menor de cacau funciona, mas o suflê fica mais doce. Não compense reduzindo muito no açúcar pois ele ajuda a deixar o suflê mais firme. A quantidade de açúcar dessa receita já é pouca se comparada a outras receitas. Reduza no máximo 10g a 15g.
*O açúcar de confeiteiro dá mais leveza ao suflê, mas o refinado também dá certo.

Raspe fininho 1 ou 2 colheres de sopa de chocolate que será usado no final da receita.

Derreta a manteiga por 20 a 30 segundos no microondas até que ela fique com consistência de pomada. Unte bem as formas. Um dos segredos do suflê é untar bem as formas. Se quiser fazer do jeito perfeito, unta uma vez, deixa um pouquinho na geladeira e unta novamente. Se você tiver um pincel, melhor ainda. Unte o fundo e nas bordas faça o movimento de baixo para cima para ajudar o suflê a crescer.

Derreta o chocolate em banho maria. Deixe esfriar um pouquinho e quando já tiver dando para suportar colocar a mão na tigela, bata as claras em neve. Acrescente uma pitada de sal antes de começar a bater. Comece em velocidade mínima e vá aumentando até o máximo e colocando o açúcar aos pouquinhos, mas só comece com o açúcar depois que já tiver batido por 2 minutos. Bata até que as claras estejam bem firmes, você vira a tigela de cabeça para baixo e elas não caem.

Com uma espátula de silicone, incorpore o chocolate à clara em neve em movimentos delicados. O segredo é: acrescente 1/3 do chocolate, misture delicadamente até ficar homogêneo. Agora faça o inverso: acrescente essa mistura nos 2/3 de chocolate restante. Misture delicadamente, de fora para dentro, de baixo para cima.

Deixe descansar 3 minutos, enforme até a metade e coloque um pouquinho de raspas de chocolate (1 ou 2 colheres de sopa que seriam usadas no final). Complete com a massa até a altura da forma e leve ao forno pré-aquecido a 170° por 6 a 10 minutos se usar ramequins pequenos ou 20 a 30 minutos se usar uma forma média.

Voilá!

1 comentário COMENTE TAMBÉM

Comentários fechados.

quem faz os achados
Colaboradores

Clique para fechar