9 dicas para explorar o preto e o branco na decoração

Se por um lado a rusticidade dos filmes em preto e branco deu lugar aos efeitos especiais cada vez mais chocantes, o dueto das cores mais contrastantes não saiu de moda nunca. Pelo contrário: branco e preto construíram uma moda elegante e sóbria e na área da psicologia, representam os opostos que convivem ora harmoniosamente, ora de forma caótica dentro de cada um.

Já na decoração, o branco e o preto formam uma dupla quase infalível, ainda muito utilizada para ambientes essencialmente femininos. Mas, como regras existem para ser quebradas, o contraste claro e escuro ganhou novas roupagens e passou a compor diferentes estilos de decoração, viajando entre os ambientes mais sisudos até os mais divertidos e contemporâneos.

Confira algumas dicas para utilizar o preto e o branco na sua decoração sem errar:

– Em um ambiente padrão, como uma sala de estar pintada de branco, utilize o preto em um ponto estratégico para concentrar a atenção. Pode ser uma parede específica pintada ou ainda um belo sofá contrastando com a luz que o branco emana.

– Tapetes são excelentes elementos para aplicar preto e branco. Quando utilizada em listras que ligam, por exemplo, o sofá e a televisão, a combinação dá a sensação de alongamento do espaço, deixando o ambiente mais amplo.

– Num esquema exclusivamente preto e branco procure o contraste e a harmonia através do uso de materiais condizentes como o vidro, aço, prata e outros metais brilhantes.

– Aproveite o conceito e utilize fotografias também em preto e branco para compor o ambiente. Além de sofisticada, a sua “minigaleria de artes” vai expor a sua paixão por fotografia e seus fotógrafos favoritos. Se você for fotógrafo, faça uma curadoria das suas próprias imagens e esteja pronto para os elogios.

– O estilo industrial combina muito com elementos preto e branco. Fios aparentes, paredes de tijolos à vista e materiais como ferro são super bem-vindos e compõem juntos uma decoração contemporânea.

– Se optar por não pintar uma parede de preto, aposte nos objetos nesta cor: almofadas, cadeiras, abajures, luminárias, vasos, cortinas…

– O branco e preto possibilitam que a decoração receba toques de cores vibrantes e essa combinação fica linda! Utilize alguns elementos “surpresa” e dê um toque de alegria no ambiente com cores como turquesa, pink, amarelo, sempre em tons bem vivos.

– Papeis de parede são ótimas opções para conservar o conceito monocromático mas ainda assim trabalhar com padronagens e estampas criativas. A Kola desenvolveu uma linha de papéis de parede em preto e branco que é simplesmente um luxo! O destaque fica para o adesivo Lousa, que pode ser aplicado facilmente e transformar sua parede num lindo mural de recados versátil e moderno.

Por ondem:
Papel de Parede Adesivo Pixel Concreto

Papel de parede adesivo Chevron

Papel de parede adesivo Picolé Ameixa

Papel de parede adesivo Molduras

Papel de parede adesivo Lousa

Papel de parede adesivo Salto Dark

– Para um pouco mais de clima e dramaticidade, aposte na iluminação indireta! Luzes difusas dão uma atmosfera muito especial e romântica à noite.