Pequeno notável

Muitas vezes tratados com certa indiferença pelos projetos de decoração, os lavabos são ambientes importantes para a circulação social. Eles ocupam o lugar que antes era dos banheiros íntimos da casa, o que tem ajudado e muito na separação dos espaços pessoais e sociais da casa.

Geralmente pequenininhos, os lavabos podem também ser uma grande atração: otimizar o espaço é a regra número 1 para deixar o cantinho mais aconchegante e bonito. Prateleiras suspensas são super indicadas por distribuir os objetos de forma inteligente, sem atrapalhar a movimentação de quem está lá dentro.

Como eles são totalmente dedicados às suas visitas, nada mais justo do que deixá-lo sempre cheiroso e agradável, certo? Então difusores de ambientes, sprays e sachês de flores são sempre bem-vindos.

As cores claras são as favoritas, pois dão amplitude ao espaço apertadinho e transmitem a sensação de higiene. Mas dá pra variar, e muito, usando elementos como azulejos decorativos, adesivos, papeis de parede, objetos em tons vibrantes, plantas e outros artifícios de decoração.

Veja algumas dicas abaixo de como aproveitar ao máximo esses elementos e transformar o seu lavabo na estrela da casa:

Azulejos
Para dar um toque retrô no espaço, determine uma faixa horizontal na parede ou uma pequena porção vertical para receber os azulejos. Hidráulicos, portugueses, com grafismos, são ótimas opções para levar mais cor sem exagero ao lavabo.

Adesivos de parede
Um pouquinho de diversão não faz mal a ninguém! Invista em figuras geométricas e bem humoradas para dar vida a uma das paredes.

Papel de parede
Escolha cobrir uma ou todas as paredes do lavabo. O importante é que o espaço não transmita a sensação de claustrofobia ou desconforto visual. Uma intenção clara e um estudo de cores são fundamentais para a decoração não parecer ter sido feita “nas coxas”.

Plantinhas
Tem um armarinho ou uma prateleira no lavabo? Taí o lugar perfeito para acomodar cactos, suculentas e outras plantas de pequeno porte. Além de elas serem super resistentes ao clima e não precisarem de muita água, os vasinhos podem ser revestidos de tecido ou simplesmente coloridos com tinta esmalte. Faça uma composição de cores e tenha mais vida no seu lavabo!

Espelho
O espelho pode ser o principal ponto de atenção do espaço, já que é pra ele que todo mundo vai olhar, invariavelmente. Uma moldura diferente e colorida (estilo rococó, por exemplo, ou com bordas largas e metal), ganha destaque e deixa tudo mais sofisticado.

Quadros
Pequenos formatos de fotografias, gravuras ou pôsteres podem compor um belo mosaico na parede lateral ou em cima do vaso. O bacana é criar uma unidade entre cores ou temas, sempre equilibrando os formatos para não pesar mais de um lado do que do outro.

Papel de parede adesivo Glass Onion IV
Papel de parede adesivo Galícia
Kit de adesivo de parede Bola Branca
Adesivo de parede Chess