Miami Artsy

Nem só de compras, praias e noites badaladas vive Miami. A cidade é um grande caldeirão cultural e reúne galerias de artes de todos os estilos, desde as mais clássicas até grandes exposições de arte urbana a céu aberto. Prova da veia artística da cidade é o Wynwood Arts District, antigamente uma área degradada que hoje reúne mais de 50 galerias, museus e ateliês de artistas, além de Wynwood Walls, um grupo gigantesco de murais ao ar livre com centenas de grafites feitos por artistas renomados.

O calendário artístico de Miami também é super movimentado, e tem como seu principal destaque a Art Basel Miami Beach, um dos maiores eventos de arte contemporânea do mundo. Com data marcada para os dias 3 e 6 de dezembro de 2015, a próxima edição da feira contará com cerca de 250 galerias de mais de 30 países do globo. Um chamariz para artistas, galeristas, curadores, colecionadores e entusiastas da arte. Paralelamente a Art Basel Miami acontecerão outras três feiras: a Art Miami, a Pinta Miami e a Desing Miami.

Para você entrar na sintonia da cidade, montamos um roteirinho com dicas artsy de Miami. Confira:


Passeios —

De La Cruz Collection
Esta galeria pertence à Rosa de La Cruz, colecionadora cubana que colocou à disposição do público seu rico acervo com obras de mais de 65 artistas.
23 NE, 41th Street. Miami. Tel: 1 305 5766112. www.delacruzcollection.org.

Rubell Family Art Collection
A impressionante coleção da família Rubells compreende mais de mil obras de artistas contemporâneos, como Paul McCarthy e Charles Ray. Suas exposições mudam periodicamente, o que faz com que o acervo do museu esteja sempre renovado e seja interessante mesmo para quem já o visitou mais de uma vez.
95, Northwest 29th Street. Miami. Tel: 1 305 5736090. https://rfc.museum.
Joan Lehman Building. 770, NE 125th Street. Miami. Tel: 1 305 8936211. www.mocanomi.org.

Museum of Contemporary Art
Instalado em um prédio moderno, o MOCA é conhecido por sempre estar em busca e valorizar novos artistas. O museu integra com perfeição modernidade e tradição, combinando obras de mestres consagrados com as de novos talentos.

Vizcaya Museum and Gardens
Inspirado nas construções europeias, o museu possui um grande jardim que combina elementos do Renascimento italiano e francês. Suas peças vão do século 16 ao 19 e encantam amantes de antiguidades.
3251, South Miami Avenue. Miami. Tel: 1 305 2509133. www.vizcayamuseum.com.


Restaurantes —

Matador Room
Instalado no novo hotel The Edition, Miami, o Matador Room é um dos restaurantes da moda na cidade. Inventivo, ele apresenta uma autêntica culinária latina – espanhola, caribenha e sul-americana – em interpretações contemporâneas. Ênfase para os ingredientes frescos e sazonais usados na preparação do cardápio e para o chef Jean-Georges Vongerichten, laureado pelo Guia Michelin.
The Miami Beach Edition. 2901 Collins Avenue. Miami. Tel: 1 786 2574600. www.matadorroom.com.
Restaurantes

Mr Chow
Em frente à praia, o Mr Chow possui clima moderno e aconchegante, inclusive com espaço externo para melhor apreciação da vista. Especializado em comida chinesa, o restaurante faz questão de fugir do óbvio, resultando em novas e saborosas receitas, sempre atualizadas no cardápio.
W Hotel. 2201 Collins Avenue. Miami. Tel: 1 305 6951695. www.mrchow.com.

Cipriani
Nenhum detalhe passa despercebido quando falamos de Cipriani. A decoração azul e branca, que faz referência ao estilo náutico, faz com que o ambiente fique a cara de Miami. No cardápio, pratos clássicos do restaurante se juntam a outras especialidades. O atendimento impecável completa a incrível experiência.
465, Brickell Avenue CU1. Miami. Tel: 1 786 3294090. www.cipriani.com.


Hotéis —

Faena Miami Beach
Localizado no Faena District, um bairro exclusivo, cheio de energia e em constante renovação arquitetônica, o Faena Hotel Miami Beach oferece uma combinação sob medida de traços art déco e amenidades contemporâneas. São 169 quartos, suítes e residências particulares, sala de cinema e o Tierra Santa Healing House com 12 salas de tratamento que fazem jus à fama cosmopolita e vibrante de Miami Beach. Além de três restaurantes exclusivos para os hóspedes, entretenimento não falta no Faena: teatro para shows, fitness center, piscina exterior com bar, e tratamentos com banhos de imersão, tudo com vista para o mar.

Mandarin Oriental, Miami
Sempre lembrado como um dos melhores resorts urbanos da América e com a ótima vibração de Miami, o Mandarin Oriental está localizado em Brickell Key, a área mais prestigiada da cidade, com fácil acesso aos centros de compras, South Beach e Coconut Grove. Em todos os apartamentos, varandas com vista para Miami são apenas um dos atrativos do resort, que conta ainda com uma oferta gastronômica de alto nível – uma tradição do grupo Mandarin Oriental. O novo MO Bar + Lounge é um dos bares mais badalados da cidade e o restaurante La Mar, de culinária peruana, leva a assinatura do premiado chef Gastón Acurio. Não deixe de experimentar: aos domingos, o brunch no La Mar é servido à beira-mar.

St. Regis Bal Harbour
Miami, que sempre foi badalada, anda mais fervilhante do que nunca, com uma cena artística renovada, novos redutos de compras exclusivos e suas praias ainda brilhando como cartões postais únicos da cidade. É no distrito de Bal Harbour, uma espécie de capital do glamour na Flórida, que está o St. Regis Bal Harbour Resort, bem próximo do Bal Harbour Shops. Um resort que é a cara da cidade – cheio de conforto, atrações que vão desde os restaurantes de gastronomia internacional até aqueles serviços de praia preciosos e que são indispensáveis. As suítes do hotel são um show à parte: todas com terraços com uma vista super bacana para o mar de Miami Beach.

The Miami Beach Edition
Um dos mais novos hotéis de Miami, localizado entre o mar e a baía – o que é garantia de vistas incríveis -, o The Miami Beach Editions segue um caminho de elegância, com ambientes espaçosos e decoração com design contemporâneo. Seu restaurante Matador Room é uma das sensações da cidade, comandando pelo chef Jean-Georges Vongerichten, dono de uma estrela no guia Michelin. Os últimos andares do hotel reservam uma surpresa: apartamentos duplex e triplex projetados pelo badalado arquiteto John Pawson, com piscinas privativas e varandas com vistas de perder o fôlego.

Acqualina Beach Resort
O Acqualina Resort & Spa on the Beach é o único resort em Miami que recebeu o Fiver Star Award, concedido pelo Forbes Travel Guide aos melhores hotéis do planeta. E realmente, a qualidade dos serviços e das instalações da propriedade impressionam. Instalado nas areias brancas de Sunny Isles Beach, o Aqualina é um resort perfeito para famílias, com programas especiais para as crianças de todas as idades. Ou seja, dá pra relaxar tranquilo numa das três piscinas de frente para o mar, enquanto a garotada se diverte e aprende com uma equipe especializada.