Jornada de beleza do bem

Boa notícia: Fernanda Cannalonga, fundadora da Canna (marca de bolsas e acessórios veganos) e colunista de estilo de vida consciente, está criando um programa chamado Jornada de Beleza do Bem, com o objetivo de ajudar quem quer fazer escolhas de beleza “mais conscientes, saudáveis e amigas dos animais”.

Assim como no caso dos alimentos industrializados, a lista de ingredientes de cosméticos muitas vezes é tão longa e misteriosa que fica difícil a gente entender o que de fato está utilizando. E isso vale também para os produtos do dia a dia, que a gente usa com assiduidade, como sabonete, pasta de dente e shampoo. Não dá para pensar em consumo consciente quando a gente mal consegue pronunciar o nome do que está consumindo, não é mesmo?

Conversei com a Fernanda, que contou um pouco de sua história e suas escolhas de vida para o Achados:

Há quanto tempo você é vegetariana?
Sou vegetariana há quase 15 anos e fui vegana por um ano. Diminui muito o meu consumo de laticínios e ovos mas em ocasiões sociais e viagens confesso que fico menos exigente. Minha decisão de parar de comer carne foi muito racional e a motivação foi a ética mesmo. Eu era muito nova, tinha 11 anos, e o livro “Libertação Animal” do Peter Singer me ajudou muito a tomar essa decisão. Eu devorei o livro em pouquíssimo tempo e depois disso estava decidida, nunca mais voltei a comer carne. A partir daí, comecei a me aprofundar no assunto. O vegetarianismo não é só uma questão ética, é também uma questão ambiental, social e de saúde. Com o tempo, isso me levou a questionar diversos hábitos de consumo e eu passei a ter outra relação com os alimentos, com as roupas e também com os cosméticos.

E como surgiu a ideia da Jornada de Beleza do Bem? Conte um pouco sobre a proposta da Jornada para a gente.
Eu sempre compartilhei muito desse meu estilo de vida pela internet, nas redes sociais. Eu mostrava notícias, receitas, falava de lugares que eu frequentava, etc. Em um momento percebi que tinham muitos amigos (e até desconhecidos) acompanhando, pedindo dicas. Foi então que percebi que o conhecimento que eu tinha por me interessar tanto pelas questões de ética e sustentabilidade, e também por ter uma marca vegana, poderia ser compartilhado. Eu comecei a colaborar com alguns sites, entre eles o Belezinha, onde eu falava apenas de beleza natural e vegana. A demanda por um trabalho personalizado surgiu de uma amiga (a Fernanda Resende, da Oficina de Estilo). Ela me pediu ajuda para entender melhor as possibilidades mais naturais que existem no mercado e eu comecei a pensar em como poderia fazer isso. Ela me falou que o curso de formação em consultoria de estilo da Oficina de Estilo já tinha sido adaptado para outras áreas de atuação que não só a moda, então eu fiz o curso para entender a metodologia e as formas de trabalho das meninas, que eu admiro muito. Uma semana depois de terminado o curso eu já estava atendendo minha primeira cliente, com uma metodologia que representa muito da minha forma de enxergar a vida e de trabalhar.

Você tem uma receita caseira preferida, que leva para a vida?
Eu tenho muita dificuldade em eleger favoritos e como gosto de testar muitas receitas vou variando bastante. Tenho apego especial às receitas que eu faço com coisas que iriam para o lixo, como borra de café, sementes de maracujá ou chá já utilizado, com os quais faço esfoliantes misturando com óleo de coco ou manteiga de cacau. Acho muito legal poder transformar algo que não tinha mais valor em uma matéria prima poderosa. Algumas matérias primas têm sido mais eficazes na minha rotina diária, como o chá de camomila, o óleo essencial de tea tree, o óleo de semente de uva e a manteiga de cacau.

Que livros ou sites/blogs você recomenda para quem se interessa sobre o assunto e quer saber mais?
Eu recomendo e me inspiro muito no livro “Skin Cleanse“, da musa Adina Grigore. Ela é fundadora da S.W. Basics, uma marca de Nova Iorque que utiliza no máximo 6 componentes em suas formulações, ou seja, são basicamente receitas caseiras. Como se não fosse maravilhoso suficiente, ela lançou recentemente uma linha de ingredientes puros para quem quiser fazer suas próprias misturas. Também recomendo o livro “Look Great, Live Green” da Deborah Burnes, que assim como Adina, tem uma marca de cosméticos e fez um trabalho bem exaustivo de classificar todos os produtos de cosméticos indicando quais os piores componentes esperados para essa categoria de produtos (ex: serum, primer, desodorante, etc.) e opções melhores disponíveis no mercado. De internet, eu gosto muito do site Hello Natural, as receitas são fáceis e simples do jeito que eu gosto.

Saiba mais sobre a Jornada de Beleza do Bem aqui.

Para receitas simples e naturais para fazer em casa sem dificuldades, a Fernanda deu algumas dicas no Adoro Farm.

Fernada Cannalonga também tem uma newsletter que traz muitas dicas legais relacionadas a um modo de vida mais ético e consciente. Para acompanhar, é só se inscrever gratuitamente neste link.