Produtividade + Alívio do Stress

Em meio a correria do dia a dia, acabamos fazendo algumas coisas no modo “piloto automático”, o que pode resultar em crises de ansiedade e stress. Sem contar que emails no celular, redes sociais e grupos de conversa tendem a ocupar parte do nosso (precioso) tempo e contribuir para mais pressão. Eu, hein?

Confira algumas dicas que vimos nos sites Glitter Guide e My Domain de como controlar esse mal do século.

— 5 ideias para se sentir produtivo antes das 9 da manhã:

1. Ajuste o alarme
Estabelecer um horário fixo para acordar te ajuda a criar uma rotina e, com isso, se organizar melhor para todas as tarefas do dia. Você até pode ficar 20 minutos checando suas redes sociais, lendo emails que chegaram durante a noite, mas coloque um horário para levantar, correr para o banho, tomar café da manhã e começar o seu dia mais cedo e de forma organizada.

2. Cuidado com a caixa de email
Abrir os olhos, pegar o celular e já checar os emails pode ser quase uma atividade automática para alguns. No entanto, a dica é responder somente àqueles que são mais rápidos e que envolvam outras pessoas, pois assim irá agilizar os assuntos para quando chegar no escritório.

3. Arrume sua cama
Parece algo simples, mas arrumar a cama é a melhor maneira de sentir que já começou seu dia antes mesmo dele ter começado. Dá uma sensação boa! Sem contar que você vai adorar chegar em casa depois do trabalho e encontrar tudo arrumadinho.

4. Capriche no café
Muita gente acaba ignorando a importância do café da manhã e sai correndo comendo uma fruta, um gole de suco ou mesmo em jejum. Bad idea! Reserve um tempo para preparar algo saudável para se manter satisfeito até o horário do almoço.

5. Medite
Isso vai funcionar tanto no curto como no longo prazo. Hear me out. Algumas das pessoas mais bem-sucedidas do mundo atribuem a meditação como o motivo de seu sucesso. Te faz uma pessoa mais calma, capaz de lidar com o stress e a aumentar o foco.  Mesmo que seja por alguns minutos do seu dia (comece com 2, depois 5, 10…), a prática diária fará uma super diferença. Você vai perceber! Para quem tem dificuldade em se concentrar, teste esses apps sugeridos pela Revista Claudia.


Além disso, para melhorar a produtividade:

1. Tenha um horário de trabalho “oficial”
Tente se focar em fazer somente coisas relacionadas ao escritório quando estiver nele – se foque em resolver todos os seus to dos sem se distrair com Whatsapp e redes sociais. Isso vale para quando sair de lá: foque na família, amigos, namorado, marido, casa, filhos… a pressão de “ter que” estar conectada durante todo o tempo pode atrapalhar e muito a sua produtividade.

2. Baixe um app de organização
Se você tem problemas com listas de tarefas, tente usar um app para te ajudar nos projetos pendentes. Já fizemos um post específico para isso aqui. Confira!


— 6 dicas para aliviar o stress:

1. Visualize seu “lugar feliz”
Muitos estudos provam o poder da visualização e sua redução imediata do stress. Feche seus olhos e se imagine em algum lugar calmo, com seu nervosismo e ansiedade indo embora. Talvez um banho de banheira, um mergulho no mar… Coloque todas as suas preocupações em uma caixa vazia e coloque-a fora do seu ambiente. Ou pense em você andando por uma floresta calma com uma cachoeira no horizonte. Entendeu o espírito da coisa, né? Como seria seu “lugar feliz”?

2. Conte até 10
Respire fundo e se acalme. Se você em um momento de stress, antes de ser reativo e fazer ou falar algo do qual irá se arrepender depois, física ou mentalmente se afaste da situação e conte até 10. Adultos também precisam desse “escape” de respirar fundo antes de reagir.

3. A lavanda
O aroma da lavanda cria um poderoso clima de paz e tranquilidade. Sempre que se sentir muito estressado, sinta o perfume e perceberá uma sensação de alívio imediata.

4. Sacuda a poeira
Taylor Swift disse tudo! Bateu o nervosismo, se alongue, balance os braços, mãos e pernas por uns 10 segundos. Quando mais rápido, melhor. Ativa a circulação, “acorda” os músculos e alivia o momento tenso.

5. Banho de imersão
Para os sortudos que tem banheira em casa (use com moderação!), aproveite o poder do banho de imersão – se tiver essência de lavanda na água, melhor! Ligue uma música calma e relaxante, apague as luzes e deixe velinhas acesas. Sem celular, por favor! Use esse tempo só para você e medite.

6. Esfoliação corporal
Funciona como um detox do corpo, pois ajuda a ativar a circulação e a diminuir o inchaço. Você ainda vai se sentir energizado e com as baterias recarregadas. Escolha seu aroma favorito e inclua o ritual no seu banho.