Inspiração na cozinha

Na minha família tem muitas cozinheiras de mão cheia, e minha mãe e minha avó foram as que mais me inspiraram (e ainda inspiram) a querer e gostar de cozinhar. Mas foi quando fui morar sozinha na faculdade que comecei a me interessar mesmo pelo assunto. Principalmente quando já estava enjoada de comer miojo e pão com queijo e requeijão, mas não tinha grana para ficar comendo fora. Foi aí que minha curiosidade (e necessidade) me levaram a literalmente colocar a mão na massa. Depois de alguns desastres, claro – minhas amigas de república que o digam, rs! – me surpreendi ao ver que receitas que antes pareciam tão complicadas para mim já não eram mais tanto assim.

Desde então, além das receitas de família (das ligações para minha mãe ou minha avó para perguntar como faz isso ou aquilo), descobri também na internet uma ótima aliada e professora na cozinha. Por isso, resolvi compartilhar aqui os sites onde mais me inspiro e as receitas que fiz, testei e aprovei! E olha, que fique claro, sou uma pessoa “normal” – nem Chef, nem Gourmet – faço a maior bagunça na cozinha, sou desastrada, mas depois arrumo tudo. Então, se você está aí só esperando um estímulo, mas acha tudo muito difícil, “bora”! Mão na massa, pois eu sou a prova de que é só querer para poder!

Primeiro de tudo, vale algumas dicas (algumas aprendi na marra) das minhas andanças na cozinha:
1- Faça uma estratégia mental – leia a receita (ou veja o vídeo) quantas vezes forem necessárias até que consiga visualizar na sua cabeça todo o processo sem dúvidas. Tenha planejado o dia que você vai fazer, preste atenção no tempo de preparo para não deixar os convidados (ou você mesma) com fome, e planeje também o dia e horário para ir ao supermercado. Lembre-se: carnes e legumes devem estar o mais fresquinhos possível.
2- Faça uma lista dos ingredientes e quantidades – vá ao supermercado com uma listinha exata com ingredientes e quantidades certas. Vale ser chata aqui. Deixe para “inventar” ou substituir ingredientes depois que já fez e testou a receita original. Assim você pode realmente comparar o quanto ficou melhor ou pior. E aí, o céu é o limite!
3- Se permita errar. Afinal, já diziam os sábios: “é errando que se aprende.” E é mesmo, portanto não desista.

Bom, agora vamos a parte boa: vou separar por “Pratos principais” e “Doces e Sobremesas” – minha parte favorita.


Pratos Principais
:

— Panelinha
Rita Lobo é a minha musa culinária. Não só pelo seu carisma e elegância, mas por realmente desmistificar a cozinha. Ela te ensina a preparar dos pratos mais básicos como feijão e arroz até os mais sofisticados como uma Paella – tudo muito prático, é claro. Além disso, acho o site muito bom para me inspirar quando estou sem ideia do que cozinhar, pois todos os dias tem chamadas para receitas novas ou eu procuro por ingrediente. Por exemplo: tenho brócolis na geladeira dando sopa e faço uma busca em todas as receitas com brócolis e pronto! Temos jantar para hoje. Então aqui vão as receitas que eu fiz e mais amei:

Talharim ao Limão Siciliano
Essa receita é ninja. Daquelas simples e rápidas, com poucos ingredientes que deixam qualquer visita (ou paquera, namorado, marido) de queixo caído, te achando a maior cozinheira top! Fica a dica.

Torta Rústica Ratatouille
Essa torta dá um pouquinho de trabalho, confesso, e parece um pouco “chata” à primeira vista… poxa, só legumes. Mas minha amiga, você não imagina o cheiro maravilhoso de todos esses legumes assando no forno com alecrim, combinados com uma massa bem amanteigada e crocante… hmmm. É a preferida do meu marido e até hoje ele diz que quando falei que ia fazer a primeira vez, ele revirou os olhos… mas depois, não deixou uma migalhinha no prato.

Risoto de Beterraba com queijo Feta e Hortelã
Risoto é um capítulo à parte pra mim. Adoro comer e fazer. Mas este aqui, além de lindo é gostoso demais! Não substitua o caldo pelo caldo pronto (de jeito nenhum) esse é o charme e que dá sabor e cor incríveis a esse prato. Também vai para aquela categoria “impressionar o paquera”.

— Cozinha Vibrante
A Letícia é velha conhecida aqui do Achados. Aliás, conheci ela por aqui, pois faz parte do nosso time de colaboradores e já postou algumas receitas incríveis aqui. No site dela tem mais, muito mais! Ela morou em Paris e se formou na Ferrandi, além de ter trabalhado no badalado restaurante de Joël Robuchon. Nas suas receitas, a Le também traz várias informações nutricionais dos alimentos, o que é ótimo para quem busca uma alimentação saudável, além de gostosa. Aqui vão as minhas receitas preferidas:

Sopa de Lentilha
Essa sopa é para aquele dia friozinho em que você necessita de uma comida com afeto, sabe? Comfort Food, isso mesmo. Além de light é super saborosa e também vai surpreender aquela pessoa especial para quem você estiver cozinhando. Ou será um “mimo saudável” para você mesma.

Hambúrguer Top
Agora você não precisa mais sair de casa quando bater aquela vontade de comer um hambúrguer suculento. A Letícia dá as dicas para o sucesso! Hmmm…

Espaguete à carbonara
Tem prato mais simples e mais gostoso? Mas espera, esse aqui, segundo a Lê é “O original da Itália”, cremoso e sem creme de leite. Mais fácil e rápido impossível.

— Jamie Oliver
Minha paixão pelo Jamie é antiga… Além das receitas incríveis, adoro o jeitinho de garoto simples dele e a sua energia. Recentemente ele está mais na pegada de pratos simples, rápidos e saudáveis. Adoro mais ainda! Beijo pra você, Jamie. Mas antes que você reclame que está em inglês, ele acabou de lançar um canal de receitas no YouTube em Português, especialmente feito para brasileiros. Não é para se apaixonar? Ai ai ai…

Salada Caeser Saudável
Como trabalho de casa e não tenho muito tempo e nem disposição para cozinhar todos os dias, sempre busco soluções simples, rápidas e saudáveis. Essa salada é uma delas. Um belo almoço!

Salada de Quinoa
Mais uma opção de almocinho rápido e light. Uma ótima pedida, aliás, para depois de muita “jacada” do Carnaval.

Moqueca
Dessa receita eu tiro apenas o camarão (pois sou alérgica) e adapto um pouco os peixes frescos que acho aqui (moro na Alemanha). Esse prato, depois da feijoada, é o delírio dos gringos.

E agora, tcharãm, vamos às sobremesas:

 Dulce Delight
Raiza é a minha musa das sobremesas. O seu canal no Youtube é pura diversão. Essa mocinha transborda originalidade e personalidade. É tão extrovertida que me sinto amiga íntima dela só de assistir aos seus vídeos. Aqui pelo Brasil ficou conhecida recentemente pelo Rainha da Cocada – seu programa no GNT. Adoro ela também porque é uma defensora dos produtos naturais e “não industrializados”. Ela prova que com um pouquinho de amor e carinho você faz tudo em casa, até leite condensado, sem conservantes. E o cachorrinho dela é uma fofura. Ela brasileira, mas mora em Nova Iorque. Por isso algumas das suas receitas estão em inglês. Vamos às preferidas (essa foi difícil):

Macaron de Pistache
A Raiza me ajudou a realizar um sonho: fazer o meu próprio macaron, e ainda de pistache, o meu preferido. A receita não é difiícil, apenas muito, mas muito metódica: você precisa de uma balança para medir todos os ingredientes e deve seguir o passo a passo à risca. Mas depois, você vai se sentir orgulhosa. Ô se vai.

Crème Brulée
Quer fazer bonito na sobremesa? Essa receita de nome difícil é dos Deuses… e mais fácil do que acertar o sotaque em francês. E tem até dica se você não tem um maçarico. Uhuw!

Tarte Tatin
Essa sobremesa é um sucesso aqui em casa. Não dá para explicar essa combinação de tão boa que é. Perfeito para fechar “aquele” almoço de domingo.

 I could kill for dessert
Eu adoro o nome, pois como sou uma doceira assumida, confesso que mais do que eu gostaria, eu me sinto assim muito frequentemente. Rs! Dani Noce compartilha receitas em vídeos engraçados, além de super didáticos.

Naked Cake de frutas vermelhas
Fiz esse bolo para o aniversário do meu marido e, além de muiiito gostoso, é lindo de viver e um bolo digno de festa, sabe? E ainda fica parecendo que você é a maior boleira profissional do mundo. Vale a pena.

Cupcake de Coco com Doce de Leite
Esse cupcake é fácil e rápido de fazer, e essa combinação da massa fofinha com o coco e o doce de leite é simplesmentes INCRÍVEL! já deu água na boca aí? Aqui deu…

Cheesecake duplo com sorvete
Perfeito para o verão, esse cheesecake vem ainda com uma camada extra de sorvete. Hmm!

Espero que você tenha se animado!
Se animou, volta aqui depois pra contar as suas aventuras na cozinha pra gente. Vamos adorar saber. =) Eu vou agora fazer o meu jantar porque o meu estômago está aqui roncando depois de tanto papo de comida… Bom apetite, pessoal!