Azulejos estampados da MICA

Por Ana Carolina Carriço Mendes Cardoso

Não é de hoje que os azulejos vem se tornando protagonistas quando se fala em decoração: os ladrilhos hidráulicos, surgidos no século XIX, fizeram sucesso com suas estampas e são até hoje muito usados em pisos e paredes.

Quem não conhece o trabalho da artista plástica mineira Adriana Varejão, que entre outras coisas, faz uma releitura dos azulejos portugueses trazidos para o Brasil com a colonização?

Depois, vieram os adesivos, que são práticos e mudam os azulejos existentes, dando vida e cor ao ambiente. Agora, a grande novidade são os azulejos com estampas personalizadas, que permitem criar diferentes painéis em diversos ambientes. Além dessa onda dos azulejos decorados estar invadindo paredes de salas, quartos e até mesmo fachadas, é possível – e recomendado! – utilizá-lo também como revestimento para móveis, como mesas laterais e mesas de centro.

Conversei com a arquiteta Gabriela Carvalho, fundadora da MICA, um estúdio que criou azulejos capazes de formar diferentes painéis, dependendo da forma como eles são aplicados. Segundo Gabriela, a ideia de criar uma marca de azulejos veio da sua experiência como arquiteta, pois estava sempre buscando fazer algo original em seus projetos: “Eu sentia falta de um produto mais moderno e descontraído, que pudesse deixar o ambiente com a personalidade do cliente e que não fosse possível encontrá-lo em nenhum outro lugar”.

Essa exclusividade é importante, já que hoje todo mundo acaba comprando móveis e revestimentos nas mesmas lojas e os ambientes muitas vezes ficam parecidos. Brincando com os painéis pode-se criar um ambiente totalmente novo sem ter que fazer grandes reformas. Ideia pra quem gosta de praticidade mas não quer ficar na mesmice!

Confere lá: https://www.micaestudio.com/azulejos

2 comentários COMENTE TAMBÉM

Deixe uma resposta

quem faz os achados
Colaboradores

Clique para fechar