5 lições de sobreposição

Para mim, uma das coisas mais difíceis é se vestir no inverno brasileiro.

Diferentemente do inverno do hemisfério norte, onde sabemos que temos que sair com o máximo de casacos, malhas, meias, enfim, peças quentes para conseguir aguentar o frio do dia inteiro, aqui no Brasil os dias parecem ter mais de uma estação em apenas 24 horas. Frio glacial pela manhã, calor saariano ao meio-dia e lá pelas 19hrs volta o frio congelante. Assim fica difícil acertar no look, né?

Pensando nisso, selecionamos 5 dicas de styling que utilizam a sobreposição para resolver nossos problemas. Pensa comigo: além de não precisarmos investir horrores naquela peça pesada de inverno que usaremos apenas em algumas viagens ou no máximo uma semana por ano – afinal, ao sobrepor você estará protegida por camadas e mais camadas de tecido – as camadas também facilitam quando dá aquela esquentadinha no meio do dia, basta ir tirando o que incomoda.

Sobrepor é fácil e nem requer tantas regras. Aliás, não ter regras acaba sendo uma regra nesse caso, pois deixa tudo mais interessante. Mas alguns truquezinhos podem ajudar na hora de montar um look com sobreposições estilosas e que funcionam.

Inspiradas pela nossa “musa das camadas” Leandra Medine (a.k.a Man Repeller), separamos 5 dicas valiosas para se levar em conta ao montar o seu look. E na galeria acima, inteira com looks de Leandra (não falamos que ela é rainha da sobreposição?!) muuuuita inspiração.

Prontas? Vamos lá!

1- Calça com vestido
Devemos pensar na proporção, balancear os volumes. Procure combinar vestidos fluídos à calça skinny, dessa forma, o visual fica equilibrado. Adicione um charme com um belo cinto e voilá! Moderna e elegante.

2- Camisa/camiseta branca com blusa de verão por cima
Aqui a lição é: cuidado com a blusa de baixo, que deve ser sequinha ou mais ajusta ao corpo, caso contrário o volume extra tende a nos engordar, alargar a silhueta. Mas, como dissemos que não há regras que não possam ser quebradas e se estiver se sentindo mais audaciosa, inclua volume nas mangas ou barra da camisa, apenas nas mangas ou barra.

3- Misture estampas
O mix & match é o melhor amigo das sobreposições. Na hora de mistura de montar o look, escolha uma cor que esteja em comum entre todas estampas e se jogue. Seu look ficará muito mais interessante e você parecerá ser uma expert, trend setter, da moda. Adoramos sobreposição de camisas/camisetas estampadas – deixe uma mais curta que a outra, dobre as mangas ou abra o colarinho para mostrar a peça de baixo.

4- Deixe os acessórios mais chamativos de lado
Nesses casos o mais prudente é deixar os acessórios bold para depois. As várias camadas e estampas das peças já são suficientes para deixar o look interessante.

5- Quer ficar chique? Cara de mulher rica?
Escolha peças da mesma cor, mas em tons diferentes. Por exemplo vários tons de cinza, de nude ou mesmo diferentes lavagens de jeans. E se as peças forem de texturas diferentes, aí o sucesso é certeiro.

Aqui vai a dica número 6, dica bônus (e acho que a mais importante): se divirta, experimente sem medo e ouse!