O melhor do street style: Milão FW

Uma das partes mais legais das semanas de moda é o street style, né?

Claro que é muito legal ver as novidades e coleções fresquinhas nas passarelas, mas confesso que para mim a rua é mais inspiradora na hora de montar looks vida real. Ok, sabemos que a maioria não tem muita realidade, são produções milimetricamente pensadas para chamar atenção dos fotógrafos e o quesito fashion é elevado a níveis fora do comum. Mas olhando para as ruas podemos ver o que realmente vai pegar das coleções desfiladas, qual o denominador comum entre as fashionistas, qual a peça desejo da temporada, enfim, dá para saber o que efetivamente vamos querer usar e que vai estar sendo reproduzido pela fast fashion mais próxima.

E se as capitais da moda fervem de produções inspiradoras, tem uma em especial que sempre ganha meu coração. Para mim, a semana de moda de Milão é a mais especial, mais criativa, inusitada e onde vemos mais looks cheios de personalidade. As italianas – ou mesmo as estrangeiras que querem se passar por italianas e entram na dança – adoram cores, estampas, peças diferentonas – os sapatos dão show à parte – mas também sabem o valor de uma roupa bem cortada, um terno perfeitamente ajustado e da necessidade de, de vez em quando, apostar no conceito de que o menos é mais e conseguem arrasar com produções minimalistas.

De olho no street style da última semana – conferimos tudo pelo site The Impression, conhecem? – escolhemos nossos looks favoritos e mais inspiradores e separamos em “tendências”, ou temas recorrentes, entre as clicadas na cidade.

Inspiração perfeita para as horas mais difíceis de escolher o que vestir ou mesmo para dar cara nova à peças que já estamos cansadas em nosso guarda-roupas. Pode pinar e salvar à vontade e deixar na sua pastinha de referencias. Garantimos, o que você vai ver por aqui com certeza vai estar usando nos próximos meses. Vamos lá?

Vermelho
Já fizemos post sobre a febre do vermelho aqui, mas agora podemos ver como a tendência se aplica na prática. Bolsas e sapatos em tons de vermelho – desde o mais vivo até o mais vinho – são o complemento mais atual para vestidos leves, mini saias e até terninhos mais caretas. Aqui não tem muito o que combinar, já que a ideia é mesmo chamar a atenção para o acessório, e não fazê-lo “sumir” no look. Para as mais audaciosas, vale apostar no look total vermelho. Fatal! Nós adoramos.

Xadrez
Xadrez, xadrez, xadrez. É tanto xadrez que já já vamos cansar! Mas calma, aproveite que a onda ainda está começando e saia na frente. A peça mais usada e que com certeza vale o investimento é o blazer. Como podem ver, ele vai bem com tudo e em qualquer situação, basta mudar os complementos e podemos ir do trabalho ao cinema e quiçá um showzinho esperto com os amigos. A padronagem “Pais de Gales”, aquela cinza, é sucesso absoluto. Tem que ter!

Mix de estampas
Nesse quesito as italianas são mestres. Elas tem o dom de saber combinar estampas e cores como ninguém e com certeza podem nos inspirar muuuuito a fazer diferente na hora de se vestir. Os vestidos com patchwork de estampa estão com tudo – já vimos inclusive na Zara – mas vale combinar peças diferentes com estampas diversas para ter o mesmo efeito.

Monocromático
Tudo rosa, tudo vermelho, tudo verde… Os looks monocromáticos apareceram demais! Com tons diferentes da mesma cor ou tudo igualzinho, o importante aqui é optar por peças com texturas diferentes – para não ficar uma coisa só, sem graça – e deixar tudo meio low profile – dê preferencia à peças retas, sem frufrus, babados ou bordados – para não carregar o visual, afinal, você já vai chamar bastante atenção pela cor. Atenção para o terninho rosa, visto em diversas it girls por aí, ele promete pegar.

Ombros em destaque
Os anos 90 vem inspirando a moda atual e com isso casacos e blazers com ombros destacados voltaram a atacar. Com parte de baixo mais sequinha para não deixar tudo um volume só, eles ficam bem em quem tem o corpo tipo pera, pois equilibram a silhueta. Além disso, são ótima opção para destacar a cinturinha, que vai parecer ser bem menor, comparada a parte de cima do corpo.

Cintura marcada
Falando em marcar a cintura… Cintos e faixas nunca foram tão usados! Por cima de casacos pesados, blazers, cardigans, enfim, onde der para marcar a cintura estamos marcando. A maior novidade – que não chega a ser novidade né, é mais uma onda dos anos 90 que está de volta – são as pochetes, que vem sendo usadas sem parcimônia e…quer saber? Fica legal pra caramba! Quem disse que nunca usaria pochete pode acabar repensando…

Note que a maioria das tendências já foram listadas no nosso apanhado das outras semanas de moda. Como falamos acima, apesar de termos visto tudo isso nas passarelas do próximo verão, o street style nos mostra como fazer para incorporar essas tendências no que estamos usando hoje, já, e não perder tempo esperando uma peça específica chegar às lojas.

Pronta para testar as tendências? Nós já estamos!