Austrália, por Teresa Perez

Se pensarmos na Austrália apenas como um país exótico, entraremos no enredo de uma história incompleta.

O ar de exotismo está lá, é verdade – uma vida selvagem singular, que de tão especial só existe nos seus recantos moldados por uma natureza caprichosa, muitos deles ainda esperando, convidativos, para serem descobertos.

Mas essa história, emoldurada por incomuns paisagens configuradas ao longo de milhares de anos, se completa com as recentes características do país. A Austrália é uma nação jovem, de cultura inovadora, com um povo sempre disposto a acolher e, orgulhoso, mostrar os contornos personalíssimos do país.


Gastronomia –
Moderna inspiração asiática
Os primeiros colonizadores que aportaram no território australiano encontraram raízes culinárias arraigadas há mais de 40 mil anos. Aproveitando a matéria prima local, os europeus criaram uma identidade e conferiram diversificação às primeiras receitas australianas. Mais recentemente, a inspiração da culinária asiática tem dado o tom. A grande variedade de restaurantes tailandeses, japoneses e coreanos nas ruas de Melbourne e Sydney, ao lado da gastronomia europeia, são a prova de que os sabores da Austrália são também os sabores do mundo.


Sugestões de restaurantes —

Aria (Sydney)
A cozinha australiana moderna do Aria mescla diversos tipos de ingredientes locais. Seu ambiente é intimista e oferece vista panorâmica para à Opera House e a Harbour Bridge. Informações: 1 Macquarie Street. Sydney. Tel: 61 2 92522555.

Guillaume At Bennelong (Sydney)
Convenientemente localizado no interior da Opera House, este charmoso bistrô francês é ambientado com muito bom gosto em estilo contemporâneo. Entre as especialidades da casa, atum em infusão de manjericão com vinagrete de mostarda, peixe de carne vermelha com erva-doce e vitela branca. A vista para o oceano é deslumbrante. Informações: Opera House. Bennelong Point. Sydney. Tel: 61 2 94916766.

Grossi Florentino (Melbourne)
O rico menu do restaurante mistura tradicionais receitas italianas com o melhor da culinária contemporânea australiana. O ambiente é bem decorado, em estilo intimista e acolhedor. Informações: 80, Bourke St. Melbourne. Tel: 61 3 96621811.

Flower Drum (Melbourne)
Especializado em culinária chinesa, a experiência no Flower Drum vai além da gastronomia somente. A bela decoração e o serviço impecável são destaques que já rederam premiações em importantes guias gastronômicos australianos. Informações: 7, Market Lane. Melbourne. Tel: 61 3 96623655.


Sugestões de hotéis —

Park Hyatt Sydney (Sydney)
O Park Hyatt Sydney fica no The Rocks, bairro que concentra as mais interessantes atrações da cidade. Seu design interior, contemporâneo, apresenta várias obras de artistas australianos. No restaurante The Dining Room os visitantes saboreiam menu contemporâneo de inspiração australiana com magníficas vistas para Sydney Harbour e a Opera House – ícones da cidade.

Park Hyatt Melbourne (Melbourne)
Na famosa Collins Street, o Park Hyatt Melbourne, com sua arquitetura vitoriana, tem como especialidade oferecer atendimento personalizado aos hóspedes. No excelente restaurante radii, a criativa culinária contemporânea segue a filosofia adotada em toda rede de hotéis Hyatt: “Comida. Minuciosamente selecionada. Cuidadosamente Servida”.