Exposições de moda – Arte e Moda na moda

Se a cada dia a moda invade mais os museus e se torna foco de exposições, ao mesmo tempo as marcas de moda criam parcerias com artistas para suas coleções, e o debate entre moda e arte ganha força.

Moda sempre foi arte? As últimas exposições têm sido sucesso de crítica e público e a relevância cultural da moda vem aumentando gradativamente. Talvez tenhamos artistas da moda e não moda como arte, como disse Pierre Bergé certa vez em entrevista.

Nesse momento em que a arte está cada dia mais na moda e a moda, cada vez mais acessível, as roupas tem sido usadas para expressar movimentos e, desfiles, para comunicar ideias que nada tem a ver – a primeira vista – com a moda.

A função da moda pode não caber dentro de um museu se pensarmos na moda atual “copy paste”. Mas tem muita coisa linda para se ver dentro dos museus.

Quer saber mais? Aqui as top 6 exposições ao redor do mundo:

– Depois de sua passagem pelo museu do Brooklyn, em abril, estreia em Londres a exposição The Fashion World of Jean Paul Gaultier – from the sidewalk to the catwalk, que explora o mundo do criador e suas criações nos últimos 40 anos. Suas referências estão na contracultura e suas criações já foram usadas por nomes como Madonna, Kylie Minogue e em filmes de Pedro Almodóvar. Imperdível!

Trend-ology: Para entender tendências, previsões e análises, o museu do FIT, em Nova Iorque, recebe até dia 30 de abril a exposição que faz um apanhado entre os grandes movimentos do século 18 aos dias de hoje.

Alta Moda by Mario Testino: reúne uma série de fotos do fotógrafo peruano que retratam as cores e tradições de tribos ao redor de Cusco. As imagens são de tirar o fôlego, com detalhes de bordados, cores e tecidos. Imperdível.

– Mais Mario Testino, agora no MALBA, Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires: Mario Testino: In your face apresenta 122 fotografias icônicas do fotógrafo, como trabalhos para grandes marcas e retratos famosos de nomes como Kate Moss e Gisele Bündchen.

– No Design Museum, em Londres, Hello My Name is Paul Smith olha para a carreira do celebrado designer britânico, desde a primeira loja do estilista até os bastidores de seus últimos desfiles. Paul é um dos nomes mais festejados por sua criatividade, inspirações e referências e a exposição guarda uma seção destinada à tudo o que está dentro da cabeça de Sir Paul Smith.

– Ainda em Londres, a Isabella Blow Foundation e a renomada escola Central Saint Martins exibe a coleção pessoal de Isabella Blow, na Somerset House. Isabella é reconhecida por patrocinar grandes talentos da moda, como Alexander McQueen.

Dries Van Noten – Inspirations é a primeira exposição sobre o trabalho do estilista belga, com criações desde o tempo em que foi aluno da Royal Academy da Antuérpia, escola tradicional berço de grandes nomes da moda. Além de suas criações, inspirações e influências de nomes como Schiaparelli, Dior e Yves Klein também integram a mostra.

Inspiração é o que não falta!