Bolinho de Chuva

Essa história começou porque Dona Flavita, sabendo do meu amor pelas louças PiP Studio, resolveu completar minha coleção com o bule que faltava. Chegou em casa com o danado embrulhado pra presente, e quando juntamos a turma toda em cima da mesa, ficamos tão apaixonadas que começamos, nessa altura do campeonato, a brincar de casinha. Sim. Estendemos forrinhos de crochê e fizemos várias composições, brincando como há anos eu, pelo menos, não fazia.

Como pretexto é tudo que não nos falta, resolvemos continuar a brincadeira em uma sessão e de bate pronto pensamos em bolinho de chuva. Também pudera, em plena seca tudo o que a gente quer e que a cidade precisa, é um pouco de chuva, um friozinho talvez… se soubéssemos fazer a dança da chuva com certeza faríamos, mas como o que a gente sabe fazer é cozinhar e fotografar, fiz bolinhos enquanto flavita clicava.

… e pode ser mesmo que uma frente fria tenha chegado por aqui, mas a gente adora pensar que quem chamou esse friozinho, foram nossos bolinhos.

Então, pode passar um café ou um chá e chamar o cobertor de orelha, que lá vem receita delícia! 🙂

Receita
Faço bolinho de chuva desde os 12 anos. Junto a famosa bala puxa, de caramelo, era a gordice que preenchia minhas tardes da adolescência entre a lição de casa e a sessão da tarde na TV. Fazia tanto, tanto, que aprendi vários macetes, testei inúmeras variações da receita básica (quando faltava algum ingrediente eu sempre dava um jeito de substituir) e com o tempo inventei algumas modas que ficaram deliciosas, como acrescentar frutas secas à massa ou inventar diferentes açúcares aromatizados, tudo para mudar a roupagem desse clássico da comida afetiva!

Ingredientes
Reza a lenda que esses bolinhos  são assim chamados porque eram tradicionalmente feitos em dias chuvosos, quando ninguém queria sair de casa para comprar pão, e acabava se virando com um bolinho feito com casa, a partir de ingredientes triviais, que sempre temos na despensa: farinha de trigo, leite, ovos, açúcar e fermento. O toque especial ficava por conta do açúcar com canela em que o bolinho era passado depois de frito.

Massa básica (cerca de 30 bolinhos)
– 2 ovos -1/2 xícara (chá) de açúcar
-1/2 xícara (chá) de leite
-1 xícara (chá) de farinha de trigo
-1 colher (sobremesa) fermento em pó
-1 pitada de sal


Modo de fazer
Não tem erro fazer massa de bolinho de chuva, bastam alguns pequenos cuidados para obter um bolinho macio, leve e sequinho.

1- Comece peneirando todos os ingredientes secos para obter uma massa mais leve. Essa dica vale ouro e para qualquer massa: peneirar evita que os secos formem grumos na massa, deixando o bolinho pesado e com partes cruas no meio.

2- Quebre os ovos à parte para evitar que um ovo podre estrague os demais ingredientes.

3- Bata os ovos até ficarem bem misturados, acrescente o açúcar e bata bem, até dissolver seus grãos.

4- Acrescente o leite e misture bem.

5- Acrescente a farinha de trigo aos poucos e continue batendo até obter uma massa lisa, aveludada e com bolhinhas de ar.

6- Acrescente o fermento e apenas misture para que seja incorporado à massa.


Fritando bolinhos de chuva

1 – Aqueça o óleo em uma panelinha relativamente funda. Essa é outra dica importante, se vc fritar os bolinhos em uma frigideira ou panela muito rasa, com pouca gordura, ele vai ficar mais uma panquequinha que um bolinho.

2 – Para o bolinho ficar redondinho e não achatado, é necessário que haja gordura suficiente para ele ficar imerso, ele deve mergulhar no óleo.

3 – Para saber se o óleo está quente o suficiente, mergulhe uma colheradinha pequena de massa, se ferver, formando bolinhas de fritura em volta, está no ponto.

4 – Frite colheradas de massa até que fiquem douradas. Durante a fritura, se o óleo ficar muito quente e os bolinhos ficarem muito escuros, abaixe um pouco o fogo, deixe a gordura esfriar um pouco e então continue.

Quem é apegado a tradição e gosta do bolinho clássico, sem salamaleques, basta fritar essa massa básica e depois passar pelo açúcar com canela. Está pronto! O único senão aqui é que o açúcar refinado comum é grosso demais e não se fixa no bolinho, para ficar com uma camada de açúcar por fora, utilize o açúcar de confeiteiro que é mais fino e vai aderir melhor ao bolinho.

E eu dei uma variada na história, e a partir da massa básica fiz 6 variações de bolinhos, em cada uma delas acrescentei um ou dois ingredientes especiais, e ainda 4 açúcares diferentes: além do tradicional com canela, ainda fiz um açúcar de cardamomo, um de laranja e outro de pimenta Baniwa.

Quer aprender cada uma dessas variações? Então corre lá na cozinha da matilde!