ROTEIRO DE VIAGEM TAILÂNDIA – PARTE II

REGIÃO NORTE (Chiang Mai e Chiang Rai)

CHIANG MAI

Centro cultural do norte da Tailândia, situa-se a 700km da capital Bangkok e é a segunda maior cidade do país. É cosmopolita, mas sem a agitação de uma grande metrópole e ao mesmo tempo suficientemente pequena para ainda manter o charme de vilarejo.

O Centro Antigo da cidade, que foi fundada em 1296, está rodeado por um fosso e uma muralha fortificada construída há mais de 700 anos para proteger a cidade das invasões birmanesas. Hoje, um labirinto animado com muitos mercados, becos e belíssimos templos antigos.

O campo que rodeia Chiang Mai oferece uma ampla variedade de atrações: magníficos jardins e plantações de orquídeas, aldeias tribais da montanha, um centro de treinamento de elefantes em meio à selva e belezas naturais como cataratas, grutas e altos picos montanhosos. As aldeias que se encontram nos arredores são famosas pela produção de louça, madeira talhada, guarda-chuvas pintados, prataria, lacas, seda, algodão, além de uma variedade de outros magníficos objetos e por suas extensas terraças de arroz.

– PASSEIOS

Colina Doi Suthep e Templo Wat Phra That Doi Suthep

No alto da colina Doi Suthep, a 1.073 metros acima do nível do mar, localizada nos limites de Chiang Mai e com uma vista magnífica da cidade, se encontra o templo mais importante do município, o Wat Phra That Doi Suthep. Construído em 1383, seu chedi, de 24 metros de altura, é todo coberto de ouro. O acesso ao templo é feito através de uma escada de 300 degraus com uma grande serpente mítica de cada lado, ou por um bondinho. O templo guarda as relíquias sagradas de Buda.

Informações: Aproximadamente 18km do centro de Chiang Mai.

Wat Phra Sing

Um dos mais venerados templos da cidade, foi construído entre 1345 e 1400 pelo Rei Phayu, inicialmente com o objetivo de guardar as cinzas do Rei Kamfu, seu pai. De arquitetura típica sacra tailandesa, o templo consiste em uma tradicional capela em estilo Lanna com o telhado decorado com vidros coloridos. O local é palco de importantes cerimônias religiosas e abriga mais de 700 monges, especialmente gentis com os visitantes.

Informações: Thanon Singharat. Chiang Mai.

Wat Jed Yod (Templo dos Sete Espirais)

Construído no final do século 15, seu chedi principal tem sete torres, seguindo o modelo do templo de Bodhgaya, na Índia, onde Buda atingiu pela primeira vez a sua iluminação. Com influências birmanesas e chinesas, o templo é considerado uma obra de arte arquitetônica, devido ao cuidado tomado em suas proporções e a justaposição entre os demais prédios do complexo.

Informações: Highway 11. Thanon Superhighway N. Chiang Mai.

– RESTAURANTES

Le Coq D’Or

Apresenta vários ambientes, todos elegantemente decorados, criando atmosferas distintas, porém sempre com o mesmo requinte. Localizado na antiga sede do consulado britânico, o Le Coq D’Or serve cozinha francesa desde 1960.

Informações: 11, Soi 2. Koh Klang Road. Nong Hoi. Chiang Mai. Tel: 66 53 141555. www.lecoqdorchiangmai.com.

Just Khao Soy

Khao Soy é como se chama o prato favorito dos tailandeses, uma sopa com curry e massa, servida com diferentes opções de carnes e acompanhada de uma vasta oferta de condimentos. O restaurante sabiamente elevou a popular opção a um prato mais elaborado e bem preparado, servido na forma de uma paleta de artista.

Informações: 108/2 Charoenprathet Road. Chiang Mai. Tel: 66 53 818641.

– HOTÉIS

Four Seasons Resort Chiang Mai

O ambiente é genuinamente tailandês. O Four Seasons Chiang Mai está à beira de um lago e cercado de plantações de arroz. O resort oferece aulas de yoga e gastronomia. À noite, há um espaço especial para jantares românticos sob o luar.

Dhara Dhevi Chiang Mai

Em meio à natureza, o Dhara Dhevi Chiang Mai tem uma estrutura semelhante à de belos palácios tailandeses. Há opções de atividades diárias para que os hóspedes sintam a cultura local em sua forma mais original. É possível participar do plantio de arroz, andar em um búfalo, aprender a fazer artesanato próprio da região, além de ter aulas de culinária típica tailandesa.

**********

CHIANG RAI

Evidências de seu passado de glórias ainda são encontradas nessa cidade de onde brotaram as raízes do reinado Lanna, de grande influência no país. Antiga capital do reino, atualmente Chiang Rai pode ser considerada um paraíso para aqueles que apreciam as belezas naturais. Magníficos cenários de montanhas, misteriosas ruínas de povos antigos, intrigantes sítios históricos e imponentes templos budistas. As tribos locais, provenientes de várias etnias, cada qual com sua própria cultura, costumes e místicos encantos, caracterizam-se pela diversidade linguística e pela curiosa distinção das roupas das mulheres. Enfim, Chiang Rai convida a passeios para explorar a cativante região, fugindo dos grandes centros, em busca de calma e tranquilidade.

– PASSEIOS

Wat Phra That Doi Chom Tong

Localizado no alto de uma colina a noroeste da cidade, é necessário subir uma escadaria de 309 degraus para chegar a este antigo templo, que teve sua construção iniciada pelo príncipe de Chiang Rai em 940. Em estilo birmanês, seu chedide ouro pode ser visto a uma longa distância por aqueles que chegam à cidade pelo norte. Oferece uma bela vista de Chiang Rai e do vale do Rio Mae Kok.

The City Pillar of Chiang Rai (Pilar da Cidade de Chiang Rai)

É tradicional que as cidades tailandesas possuam um pilar que marca o seu centro, a partir do qual todas as distâncias da localidade são calculadas. O pilar original de Chiang Rai, que datava de 1263, foi substituído no ano de 1988 por outro, em comemoração ao 725° aniversário da cidade.

Wat Rong Khun

Também conhecido como Templo Branco, há quem diga que este é o mais impressionante templo do país! Ao contrário dos demais, que traçam sua história ao longo de séculos, este magnífico local de orações foi construído recentemente, a partir de 1997. Nada convencional, seu o hall principal é todo branco, remetendo conceitualmente à pureza de Buda. Pequenos pedaços de vidro espelhados decoram as paredes de todo o exterior do templo, que, ao refletir o sol, causam um efeito hipnotizante. O templo faz parte de um complexo que ainda está em processo de construção, e no futuro compreenderá em nove prédios, incluindo um museu.

Informações: Aproximadamente 13km ao sul de Chiang Rai.

– HOTÉIS

Anantara Golden Triangle Elephant Camp and Resort

O Anantara Golden Triangle tem duas grandes atrações. A primeira são os elefantes. Os hóspedes vivem a aventura de cruzar a floresta no lombo desses dóceis animais. A segunda é a escola de culinária, com os segredos da cozinha tailandesa.

Four Seasons Tented Camp Golden Triangle

O Four Seasons Tented Camp Golden Triangle fica em meio à mata. Chamadas de “tendas”, as acomodações contêm todas as comodidades, de móveis de madeira a deck externo com banheira. O ponto alto é o passeio em lombo de elefante.

1 comentário COMENTE TAMBÉM

Cuidado com os passeios nos lombos dos elefantes. Na maioria das vezes, eles sofrem muito pra serem treinados só pra turista se aventurar.

Comentários fechados.

quem faz os achados
Colaboradores