Como manter o bronzeado no Inverno

Todo mundo sabe que dermatologistas não são os maiores fãs dos raios solares. Mas todos nós também temos consciência de que:

1- Sabendo tomar sol, ele é importante para o corpo;

2- Brasileiras AMAM um corpo bronzeado.

Em virtude disso, aumentam os pedidos de pacientes no inverno de uma “dica milagrosa” para manter o corpo dourado e protegido, mesmo durante os meses mais frios do ano. Para eles, costumo dizer que não existe milagre, mas tecnologia.

Existem disponíveis nas prateleiras de drogarias e lojas específicas de cosméticos, cremes autobronzeadores que são alternativas mais seguras (e não nocivas) para uma pele bronzeada. Quanto às câmaras de bronzeamento? Fujam delas. Elas foram proibidas pela ANVISA por conta de estudos comprovando o aumento de chance em 75% de desenvolver um câncer de pele. Arriscar a saúde apenas para manter o corpo bronzeado não é algo que se faça. Já os cremes, estes podem ser usados, sempre seguindo as instruções da embalagem. O resultado dourado é conseguido graças à reação de um açúcar (DHA) com as proteínas presentes nas camadas mais externas da pele. O resultado dessa reação é um pigmento amarronzado, semelhante ao tom da pele quando exposta ao sol.

Uma dica importante para quem pensa em fazer uso deste produto é esfoliar o corpo um ou dois dias antes da aplicação. Repetir o passo no dia da aplicação ajuda a uniformizar a pele e prevenir manchas. Outro ponto a ser lembrado é a ordem de passar o autobronzeador sem risco de esquecimento de alguma área: comece pelos pés e vá subindo. Além disso, controle a quantidade de cremes em locais que tendem a ficarem mais escuros, como cotovelos e joelhos. Para as costas, peça ajuda, para não correr o risco de espalhar o produto de modo não uniforme. Sobre o rosto: o uso de autobronzeador é liberado e para que o resultado seja mais natural, concentre o produto na testa, maçãs, queixo e nariz, sem esquecer-se das orelhas, pescoço, nuca e dorso das mãos. Ao redor dos olhos e buço, o truque é dar leves batidinhas com a ponta dos dedos usando pouquíssimo produto.

Seguindo essas dicas quem quiser poderá ostentar, mesmo nos dias mais gelados, um bronzeado digno de dar inveja à Gisele Bündchen. E o mais importante: de modo saudável.

Segue alguns produtinhos aprovados:

Autobronzeador ShiseidoTerracotta Tinted Gel Self Tanning – Guerlain | Autohelios Lingette Lenço Autobronzeador para Rosto e Decote, La Roche-Posay 

 

Um abraço,

Dra. Carla Vidal

1 comentário COMENTE TAMBÉM

Comentários fechados.

quem faz os achados
Colaboradores