Sangrias refrescantes para a primavera

A famosa sangria, tão tradicional na Espanha, é a bebida ideal para acompanhar tardes agradáveis entre amigos. Feita geralmente com vinho tinto leve e fresco, frutas da época e um pouco de água com gás ou espumante, é fácil de fazer, fácil de beber e é perfeita para receber a estação mais colorida do ano.

Além disso, para muitos consumidores serve como porta de entrada para o mundo do vinho, já que são atraídos pelos sabores frutados desta tradicional e deliciosa bebida. Selecionei aqui algumas receitas bem legais entre modernas e clássicas encontradas no site Wine Folly, sempre tão citado por aqui e que merece uma visita! 😉

Sangria com pêssegos e cava

– 750 ml de Cava ou Prosecco (de preferência vinho com boa acidez ou aromático, como Torrontés, Chenin Blanc, Riesling ou Pinot Grigio)
– ¼ xícara de Brandy ou Triple Sec
– 2 a 3 colheres de sopa de açúcar
– 3 a 4 pêssegos
– Suco de 1 limão
– Gelo a gosto

Observação: Esta receita é super simples e DELICIOSA! Adicione o brandy e o suco de limão no fundo do jarro. Corte os pêssegos em cubos e adicione gelo. Cubra com Cava ou Prosecco e sirva imediatamente. Conforme descansa, o pêssego vai macerando na jarra e incorporando na bebida.

Sangria com vinho tinto e Grapefruit

– 750 ml de vinho tinto (vinho frutado de médio corpo como Garnacha, Merlot ou Tempranillo)
– 1 xícara de suco de grapefruit (toranja)
– Suco de 2 limões
– ¼ xícara de açúcar

Sangria com vinho branco

– 750 ml de vinho branco (de preferência vinho com boa acidez ou aromático, como Torrontés, Chenin Blanc, Riesling ou Pinot Grigio)
– 1/4 ou 1/2 xícara de açúcar
– Suco de 1 limão
– Frutas diversas para decoração (pêssegos, maçãs, cerejas, morangos ou frutas cítricas)

Observação: Você pode utilizar quase todo tipo de fruta para decorar uma sangria de vinho branco. Enquanto algumas receitas sugerem a adição de rum, brandy, vodka ou limoncello, eles optaram por adicionar cava, o que agrega mais acidez e frescor. Use apenas 1/4 de xúcara de açúcar caso prefira bebidas menos doces.

Sangria clássica

– 750 ml de vinho tinto (vinho frutado de médio corpo como Garnacha, Merlot ou Tempranillo)
– 1 xícara de soda, água com gás ou espumante para finalizar
– ¼ a ½ xícara de açúcar
– Suco de 1 laranja ou 1 limão ou 2 limas
– Rodelas de limão para decorar

Observação: Na praça central de Haro, na Espanha (Rioja), você pode encontrar Sangria feita de com um vinho tinto local simples (um blend de Tempranillo e Garnacha), açúcar granulado, água com gás e algumas fatias de frutas cítricas (laranjas, limões ou limas). As sangrias são feitas na hora e servidas em jarros com gelo e uma colher para mexer o líquido e as frutas. Este estilo é bem cítrico e refrescante, e o sabor do vinho fica em evidência. Use apenas 1/4 de xícara de açúcar caso prefira bebidas menos doces.

Gostaram? Boa pedida para o fim de semana, não?

4 comentários COMENTE TAMBÉM

amei, tenho que fazer:todas!!!!!!!!!!!!!!!!

Adorei as receitas. Eu faço com pêssego em calda bem picadinhos no fundo de jarra um pedaço de canela acrescento uma garrafa de vinho branco e decoro com casca de uma laranja inteira formando um caracol. Bem gelado e ótimo.

Comentários fechados.

quem faz os achados
Colaboradores