Oficina Orgânica Le Pain Quotidien

Em julho de 2012, a Le Pain Quotidien, rede de padaria artesanal belga, chegou ao Brasil com um conceito único em oferecer produtos e pães orgânicos feitos à mão, em um ambiente eco friendly. A história começou no final dos anos 80, quando o chef belga, Alain Coumont, estava insatisfeito com os fornecedores de pães para seu restaurante em Bruxelas e resolveu, literalmente, colocar a mão na massa.

E foi com essa proposta, de colocar literalmente a mão na massa que participei da Oficina Orgnânica com a chef deles, Roberta Nepomuceno, na qual ela ensinou a preparar alguns pratos do cardápio: tartine de rosbife, salada detox, penne sem glúten com caponata de berinjela e tomate pelado e iogurte de limão. Sensacional! Confira na galeria um pouquinho do que rolou. =)

O destaque são os pães, produzidos apenas com farinha orgânica, sal e água, amassado e moldado à mão e assado em forno de pedra. São eles usados nos Tartines, sanduíches abertos típicos da Bélgica servidos no pão integral e podem ser frias e quentes. Hmmm… Fiz um estoque! Rs. Além de produtos artesanais, opções sem glúten e lactose e uma carta de vinhos orgânicos argentinos, chilenos e italianos.

Também adoro o ambiente que conta com mesas comunitárias que promovem a interação entre as pessoas e a cultura do compartilhar: “Sente-se ao lado de um vizinho, compartilhe nossas geleias orgânicas e lembre-se que, mesmo na cidade grande, todos fazem parte de uma comunidade”.

No Brasil, a rede possui quatro lojas em São Paulo, localizadas nos bairros do Itaim, Vila Madalena e nos shoppings Cidade jardim e Vila Olímpia. Vale a pena conhecer!