Geleia

O Réveillon está chegando e para nós, brasileiros, ele é cheio de simpatias, feitiçarias, oferendas com mil significados e intenções, não é mesmo?

Uma das nossas tradições é comer romãs e eu acho indispensável, principalmente porque essa fruta é linda e muito gostosa. Acho que entre nós esse costume veio dos povos latinos que vieram para cá construir nosso país.

Não sei exatamente a história dessa tradição e quem a trouxe, mas aprendi que nos textos bíblicos assim como para os gregos antigos, ela está associada a paixões e à fertilidade. Para os judeus tem grande significado no ritual de passagem do ano velho para o novo, pois acreditam que ele será sempre melhor. E nós, brasileiros, acreditamos que ela pode trazer mais prosperidade. Então fica a pergunta: comprar muita romã para a virada do ano, pode ser demais?!?! Não! É simplesmente indispensável!

Se você comprar romãs demais e elas sobrarem, não se preocupe. Faça uma geleia!

Eu adoro fazer geleias e também adoro inventar receitas. E esta eu inventei e já foi testada: ficou uma delícia! Pode experimentar.

E já vou adiantar uma novidade: olhe a foto das embalagens que fiz para a geleia. Lindas, não são? No meu próximo post vou mostrar como fazer esses potinhos. Eu fiz, guardei a geleia dentro e levei de presente de agradecimento para uma amiga que me convidou para um jantar em casa. Não é uma boa ideia?

Bem, vamos à receita. Anote:
4 xícaras de caroços de romã
1 xícara de água
1 xícara de saquê (surpresa!)
2 xícaras de açúcar
1 ramo de hortelã (a gosto, mas eu sou exagerada!)
Coloque os caroços na panela com uma xícara de água, deixando até levantar fervura.
Bata no liquidificador e peneire.
Volte para a panela e acrescente o saquê, o açúcar e a hortelã, mexendo sempre. Deixe em fogo baixo até chegar numa consistência de geleia. Se depois de esfriar, você achar que ainda está muito líquida, volte a panela para o fogo e deixe mais tempo.

Você vai perceber que a geleia não vai ficar muito espessa, como a que a gente compra no supermercado, pois nesta receita não usamos petina líquida. Mas ficará uma delícia!

Não sou a Rita Lobo ou o Jamie Oliver… sou uma aventureira e arteira na cozinha! Essa receita é caseira e você pode alterar para o seu gosto. Eu achei que o saquê deu um gostinho diferente e muito bom!

Experimente!

2 comentários COMENTE TAMBÉM

Oi, Juliana! Adorei a ideia de presentear minhas amigas com geleia de romã agora no final do ano. Sempre procuro presentes que aliem um pouco da nossa tradição supersticiosa e que proporcione bons fluídos. Mas, infelizmente não tenho nem 1% da tua habilidade na cozinha. Você sabe se eu consigo encontrar esta geleia pronta em algum lugar?

nossa curti muuuuito! vou tentar fazer, ou melhor, me aventurar 😉

Comentários fechados.

quem faz os achados
Colaboradores