Você sabe como são escolhidas as cores do ano da Pantone?

Para 2015, a Pantone Inc. já deu a letra: a cor será a Marsala, um misto de vermelho com marrom, inspirada em um vinho que leva o mesmo nome.

O que é a Pantone?

Tá, vamos do começo: a Pantone é uma empresa sediada nos Estados Unidos conhecida no mundo inteiro por seu sistema de cores, criado em 1963 e utilizado até hoje como referência em gráficas. Todos os anos, a empresa lança um guia de cores baseado na luminância, ou seja, são várias cores que variam entre tons mais claros e mais escuros.

Por ter construído um verdadeiro império em torno das cores, a Pantone é também uma das maiores ditadoras de tendências no universo da moda e do design. E este ano, a cor Marsala deu o que falar: o motivo é que ela é diferente das cores escolhidas nos anos anteriores, sempre vibrantes e alegres. A Marsala é sóbria e elegante, o que dá pra gente imaginar como serão as coleções lançadas nas passarelas do mundo no ano que vem, as inspirações para design de interiores, maquiagem, esmaltes e outros segmentos da estética.

Como assim, a cor do ano?

E você tem alguma ideia sobre como essas cores são eleitas todos os anos? A Pantone conta com departamentos específicos onde pesquisadores e profissionais de áreas diversas observam analiticamente o comportamento das pessoas mundo a fora nas ruas, no cinema, nas lojas, na televisão, sempre de olho em figuras-chave que são grandes influenciadores de opinião. O trabalho de “coolhunting” é metódico e, a partir de relatórios detalhados durante um ano inteiro, a empresa consegue detectar preferências para o próximo ano.

É uma fórmula delicada e que exige muito trabalho e pesquisa, pois essas tendências vão ditar nosso comportamento consumidor no ano que vem. E é incrível como somos “observados” dessa forma por mentes criativas e malucas por gráficos e planilhas.

E então, 2015 vai ser dessa cor. A Marsala vem para trazer mais equilíbrio, estabilidade e elegância. Que essa proposta saia do mundo das cores e venha aqui, pra nossa vidinha do dia-a-dia! A gente merece, né?

Cores próximas: vinho, vermelho amarronzado, burgundy, terracota, marrom avermelhado, camurça.

Se quiser se jogar de cabeça na Marsala, a Kola fez uma seleção especial de papeis e adesivos de parede lindos com base na cor do ano. É só escolher!

Nas fotos:

Papel de Parede Adesivo Free as a Bird IV
Papel de Parede Adesivo Dig a Pony I
Papel de Parede Adesivo Norwegian W. IV
Papel de Parede Adesivo Norwegian Wood I – assinados por Cyla Costa
Adesivo de parede Cherrytree
Adesivo para azulejo Pássaros2-15x15cm
Adesivo para azulejo Manchas1-15x15cm – assinados por Estúdio Kola
Papel de Parede Adesivo SuperFlores Rosa – assinado por Estúdio Jambo

1 comentário COMENTE TAMBÉM

Eu sempre tive curiosidade de saber um pouco mais sobre como eles escolhem a cor do ano. E essa cor é linda, não tenho ainda nada com essa cor no armário, mas acho ela chique e feminina.

https://fashionisnotboring.wordpress.com/

Comentários fechados.