Dicas de Firenze

Um dia desses uma amiga, que estava de viagem marcada para a Itália, me pediu umas dicas sobre Florença.

Nossa, que tarefa difícil, viu?! Quem já passou ao menos um dia em Firenze sabe o quanto aquela cidade é especial. E para mim, com um marido italiano, morador de uma cidade vizinha de Firenze e tendo morado por lá, me vieram tantas memórias boas a cabeça… Ai, ai! Eu não sabia nem por onde começar.

Maaaas, pensando que nem todo mundo vai ter o privilégio de passar assim tanto tempo por lá, descobrindo, vivendo, apreciando cada cantinho daquela cidade maravilhosa, resolvi focar no que mais me encantou e no que realmente não podemos perder.

Resolvi listar o que acho im-per-dí-vel dos pontos turísticos, aqueles que todo mundo conhece, mas que de verdade tem que conhecer! Não dá pra evitar e vale super a pena. Além disso, algumas diquinha de insider, de quem mora lá e sabe fugir das “armadilhas turísticas”.


GUIA FIRENZE

Museus/Passeios Culturais —

Galleria degli Uffizi
Um dos mais importantes museus do mundo, a Galleria degli Uffizi possui mais de cinquenta salas dedicadas aos maiores artistas do Renascimento como Leonardo da Vinci, salas com arte clássica da Roma antiga, uma grande coleção de quadros de Botticelli (a Primavera e O Nascimento de Vênus são hipnotizantes!) e obras de outros grandes nomes como Michelangelo, Tiziano, Durer e Rubens. Dica: para evitar as grandes filas que tem durante o ano todo (sim, Firenze praticamente não tem alta temporada, é sempre abarrotada de turistas), compre seu ingresso online. Facilita muito!

Piazza della Signoria
Ao lado do Uffizi, é a praça central de Florença e um verdadeiro museu a céu aberto. Ali você encontra réplicas das mais lindas estátuas, assim, de graça, na sua frente, sem guardas ou aquelas linhas amarelas que não podemos ultrapassar. Rs! Além de poder entrar de graça na casa dos donos da antiga Florença, a família Médici, o Palazzo Vecchio. Lá também tem uma enorme estátua de Davi, de Michelangelo, de tirar o fôlego.

Ponte Vecchio
É o cartão postal da cidade. Feita pelos Médici para ligar o Palazzo Vecchio ao Palazzo Pitti, suas duas residências na cidade. Fica sobre o Rio Arno, tem uma arquitetura medieval e hoje abriga dezenas de lojas de joias. É lá onde os namorados escreviam seus nomes nos cadeados, jogando as chaves no rio, para que seu amor ficasse eternizado. Hoje em dia, como o peso dos cadeados estavam causando danos a ponte, isso não é mais permitido, o que não faz com que o ambiente seja menos romântico.

Duomo Di Firenze + Battistero 
O majestoso Duomo di Firenze é impactante sob qualquer ângulo que seja observado. A visita é de graça, por isso as enormes filas. Vá de manhã, bem cedo. O Battistero é mais bonito visto de fora mesmo, com suas imponentes portas de ouro maciço, com histórias católicas entalhadas. Uau!

Giardino Di Boboli
Situado atrás do Palazzo Pitti, o Giardino Di Boboli é uma obra de arte. Perfeito para um passeio no fim de tarde, você poderá admirar as flores mais lindas, a riqueza dos detalhes e descansar na grama recém cortada. Antiga residência da família Medici, berço do luxo e símbolo da era de ouro fiorentina. Meu cantinho preferido é La Grotta Di Madama. Imperdível!

Gucci Museo
Para os amantes de moda, o Gucci Museo é interessante. Um passeio bem rápido, já que o museu não é grande, e com certeza agradável aos olhos. Lá você conhecerá toda a historia da marca, das estampas, logo, materiais icônicos usados, e claro, a herança da família Gucci. Ah, o restaurante do Museu é bem gostosinho, tem ótimos “primi piatti” (as massas italianas), ambiente cool e não é muito caro. Vale também para tomar um café.


Restaurantes/Pratos Típicos —

Lampredotto
Ir a Firenze e não provar o Lampredotto é um verdadeiro pecado. A aparência é ótima, parece aqueles sanduíches de carne louca de nossa infância, sabe? Dá água na boca. Ok que ao descobrirmos do que é feito, a nossa fome da uma ligeira diminuída, mas eu lhe peço: supere o nojinho inicial e caia de boca. Você não vai se arrepender! Curiosa? Vamos lá: o lampredotto nada mais é do que um sanduíche de pão e a mais deliciosa tripa da vaca. Sim, ele é feito com o quarto e último pedaço do intestino do bicho, que é fervido e temperado com cebola, tomate e outras especiarias. Sem fazer cara feia, hein?! É um manjar dos deuses!

Tratoria Zàzà
Essa tratoria eu descobri logo que cheguei a Firenze, quando minha irmã foi me visitar por um fim de semana e durante um passeio resolvemos comer por lá. Sempre que alguém me pede um dica de restaurante em Firenze eu mando logo para a Zàzà. Comida boa com preço justo.

Antica Porta
Situado perto da Porta Romana, esse foi o primeiro restaurante que meu marido meu levou, quando estávamos nos conhecendo… Acho que ele já tinha percebido que um dos meus pratos preferidos no mundo é pizza. E lá é onde você vai encontrar a melhor de Firenze, na minha humilde opinião. Não deixe de pedir o antipasto de prosciutto crudo e burrata. Minha boca saliva só de lembrar. Hmmm…!

Via Vai
Mais jovem e cool do que os outros, menos tradicional. Frequentado por jogadores de futebol do Fiorentina, modelos, atores e os jovens da alta sociedade. Lá, quem chega se senta na mesma grande mesa, come uma pizza boa, toma um vinho da carta que é ótima, e aproveita do ambiente descontraído. O preço é um pouco mais acima da média, mas vale a pena.


Compras —

Via Tornabuoni
A rua mais conhecida de Firenze, onde se encontram todas as lojas de luxo: Prada, Gucci, Céline, Salvatore Ferragamo, Burberry… tudo tudo tudo você encontrará por lá. E mesmo se não pretende comprar nada, é ótima para ficar admirando as vitrines, sempre lindas! Caso precise dar uma pausa nas compras, de uma esticadinha até a Piazza Della Repubblica. Lá você pode tomar um café nos dois bares mais antigos da cidade, Le Giubbe Rosse e Paszkowski. São caros, mas pelo seu valor histórico e só para um espresso vale a pena.

Officina Profumo – Farmaceutica di Santa Maria Novella
Com mais de 400 anos de história, esta farmácia e perfumaria fundada 1612 é uma das riquezas de Firenze. Muitos turistas nem se dão conta do que está por trás daquela fachada comum. Trata-se da mais antiga botica do mundo, resistindo desde os tempos de Dante Alighieri e Catarina di Médici ao dias atuais. Sabonetes, cremes, perfumes, chás e até artigos para decoração. Dá para ficarmos horas perdidas entre os aromas, a história de cada fórmula e a arquitetura do lugar.

Época Vintage
Um brechó bem escondidinho, mas cheio de relíquias. Ali comprei duas de minhas bolsas preferidas, uma Yves Saint Laurent (que sempre que uso escuto elogios) e uma Chanel pequenininha, linda de morrer. Além de bolsas, a loja é cheia de sapatos, roupas e até óculos de sol vintage. Ahh, para quem procura um trench coat da Burberry, ali sempre tem várias opções.


Para o fim de tarde —
Suba até o ponto mais alto de Firenze: Piazzale Michelangelo. Vá de ônibus ou táxi, pois a subida é longa. Vale a pena ver o sol se por sobre a cidade, super emocionante. Por diversas vezes, eu e o marido levávamos uma garrafa de vinho de casa (tinto no inverno, branco fresquinho no verão) e subíamos a colina, rumo ao por do sol mais lindo da cidade. Experimente e depois me conte. Tenho certeza que vai adorar a experiência.

É isso, pessoal! Espero que tenham gostado. =)

Sei que parece muita coisa, mais não tinha como deixar alguns lugares de fora. E olha que deixei de falar sobre vários outros endereços bacana, como o bairro de Santa Croce, a Galleria della Academia e outros, mas que ficarão para um segundo post, ok?

Firenze é uma cidade encantadora, que me conquistou como nenhuma outra no mundo, para onde não me canso de voltar e onde cada momento que vivi em suas ruas ficarão guardados para sempre na minha memória. Ai, ai… escrever este post só fez a minha saudade a amor pela cidade aumentar. Procurando passagens aéreas em 3, 2, 1…