Queria Ter Ficado Mais

Eu sempre gostei muito de cartas e diários autorais de viagem, então recebi com entusiasmo a nova proposta da editora Lote 42, o Queria Ter Ficado Mais.

A obra, que não é propriamente um livro, mas uma coletânea de cartas distribuídas em envelopes diferentes, reúne 12 histórias escritas sobre algumas cidades do mundo, como Tóquio, Paris, Roma, Berlim, Nova York, Londres e Buenos Aires. E outros destinos mais raros, como Yangshuo e Cisjordânia.

O estilo do texto de cada uma das 12 autoras é tão diferente como as cidades sobre as quais elas escrevem. É bem possível que você se identifique muito com uma história e nada com outra. Ao menos, comigo foi assim. 🙂

“A proposta foi fugir dos típicos guias de turismo e trazer à tona textos com uma abordagem autoral e sensível. Os textos apresentam diferentes lugares por meio das suas próprias vivências”, conta a Lote 42.

Cada um dos capítulos foi impresso em folhas soltas, que chegam ao leitor dentro de envelopes ilustrados pela artista Eva Uviedo, que fez 12 aquarelas inspiradas nas cidades. As ilustrações, aliás, farão parte de uma exposição no lançamento do livro, que acontece neste sábado, dia 31 de janeiro, no Estúdio Lâmina, em São Paulo — um espaço de arte contemporânea em um prédio tradicional (de 1940) no centro histórico de São Paulo.

Aqui, um pouco mais sobre as autoras do Queria Ter Ficado Mais e sobre a festa de lançamento, que é aberta a todos:

Barbara Heckler
Jornalista e antropóloga paulistana, trabalhou na Bravo! e no Arte1, e nos últimos anos tem explorado o campo da fotografia e do vídeo. Escreveu sobre Barcelona.

Bruna Tiussu
Jornalista paulista especializada em turismo, passou pelo caderno Viagem d’O Estado de S. Paulo e hoje é editora da Azul Magazine, revista de bordo da Azul Linhas Aéreas. Escreveu sobre Valência.

Cecília Araújo
Jornalista mineira, foi repórter da seção internacional do portal Veja.com (Editora Abril) e atualmente é responsável pelo Na Prática, plataforma de carreira da Fundação Estudar. Escreveu sobre cidades de Israel e Cisjordânia.

Cecilia Arbolave
Jornalista argentina, radicada em São Paulo desde 2008, trabalhou por quatro anos em revistas do núcleo Casa da Editora Abril e colaborou para a revista Viagem e Turismo. Hoje é sócia da Lote 42. Escreveu sobre Buenos Aires.

Clara Averbuck
Escritora gaúcha, atualmente edita o portal Lugar de Mulher. É autora de seis livros, como Máquina de Pinball (Conrad), Vida de Gato (7 Letras) e Nosso Senhora da Pequena Morte (Editora do Bispo). Escreveu sobre Londres.

Clara Vanali
Jornalista paulista, foi cocriadora da websérie apê.ritivos e fundou Às Claras Filmes, a própria produtora audiovisual. Escreveu sobre Roma.

Florencia Escudero
Jornalista argentina e graduada em letras, morou dois anos em São Paulo e atualmente mora em Londres, onde também fez design gráfico. Escreveu sobre Yangshuo.

Isis Gabriel
Jornalista freelancer paulista, colabora para diferentes veículos das áreas de arquitetura, decoração e beleza. Escreveu sobre Paris.

Ligia Braslauskas
Jornalista paulistana, foi diretora-chefe da Folha Online, hoje Folha.com, editora-chefe e gerente de jornalismo do portal R7, onde mantém um blog sobre literatura. Atualmente, é editora do site da revista Brasileiros. Escreveu sobre Berlim.

Lívia Aguiar
Jornalista mineira freelancer, em 2012 fez uma viagem por 20 países e criou o blog eusouatoa.com, que alimenta até hoje, esteja viajando ou não. Escreveu sobre Istambul.

Luciana Breda
Ex-comissária de voo paulistana, fez faculdade de letras e mestrado em linguística aplicada. Escreveu sobre Tóquio.

Olívia Fraga
Jornalista paulistana, especializada em jornalismo gastronômico. Trabalhou no caderno Paladar, do Estado de S. Paulo e atualmente é editora da revista Casa e Comida (Editora Globo). É a autora do capítulo sobre comida de rua brasileira do livro Street Food around The World: An Encyclopedia of Food and Culture (ABC-CLIO). Escreveu sobre Nova York.

FESTA DE LANÇAMENTO
Quando 31 de janeiro (sábado), a partir das 16h20 (página do evento no Facebook)
Onde Estúdio Lâmina, Avenida São João, 108, sala 41, São Paulo (mapa)
Quanto Grátis. O livro custa R$ 49,90
Classificação Livre