Top 5 restaurantes em NY por Camila Neves

As primeiras vezes que fui a Nova York com a família, ainda na infância, eram repletas de idas aos nada saudáveis restaurantes de junk food: McDonald’s, Dunkin’ Donuts, Subway, TGI Friday’s… Cresci, amadureci o paladar, e hoje escolho muito melhor o que vou comer. Ok, deslizes acontecem, e comer bem não significa comer light. Mas hoje minhas refeições têm muito mais qualidade do que naquela época.

Voltei a Nova York dezenas de outras vezes, morei quase um ano na cidade, e os fast foods deram lugar a endereços bem mais saborosos. Listei alguns a seguir, caso alguém se identifique comigo (e seja tão boa de garfo quanto eu).

Il Buco Alimentari
53 Great Jones St.
É atualmente o meu preferido. Sugiro o lugar sempre que tenho alguma reunião de negócios ou encontro com amigas. Logo na entrada, há uma padaria com pães artesanais, queijos, presuntos e outros frios. Ali você pode montar seu próprio sanduíche gourmet. O restaurante mesmo fica nos fundos, em um espaço bem iluminado. E é especializado em culinária italiana, como se pode imaginar. Experimente o Roasted Gnocchi, com cogumelos silvestres mistos, rúcula e parmesão, acompanhado de um dos ótimos vinhos da adega.

Café Morgador
133 Wythe Ave.
Melhor brunch de domingo da vida! Fica no coração de Williamsburg e serve especialidades marroquinas e mediterrâneas, que também influenciam parte da decoração do ambiente. Os chás são deliciosos, especialmente o chai. De prato principal, gosto de pedir os ovos benedict acompanhados de batatas caseiras. Ah, não sei se essa informação vai mudar a vida de alguém, mas já encontrei a Zooey Deschanel duas vezes por lá.

The Meatball Shop
Almôndegas (meatballs, em inglês) são a especialidade do The Meatball Shop, restaurante que frequentei demais quando morei em Nova York. É o tipo de lugar que todo mundo gosta. Conta com unidades no Lower East Side (84 Stanton Street), em Williamsburg (170 Bedford Avenue) e no West Village (64 Greenwich Avenue). O menu segue o estilo “build-your-own-meal”, ou seja, os pratos são montados de acordo com o gosto do freguês. A garçonete providencia cardápio de plástico e canetinha preta para o cliente assinalar suas escolhas. Recomendo vegetable ball + spicy meat sauce + mashed potatoes “side” (o purê vem num pratinho separado).

The Fat Radish
17 Orchard St.
Restaurante com decoração rústica, cardápio orgânico e clientela top. Fica na divisa entre Lower East Side e Chinatown, em frente ao The Leadbelly – bar dos mesmo donos, que eu também amo. Sou apaixonada pelo cheeseburger deles, mas dá para ser bem mais light se ficar só no aperitivo (nabos temperados) e nas saladas elaboradas, como a que leva aspargos, ricotta e limão.

Peppe Rosso
149 Sullivan St.
Ótimo para quando você está com pressa, mas quer comer algo gostoso e caprichado. É um ambiente minúsculo, com apenas três mesas e proprietários um tanto impacientes, mas com o astral lá em cima. Almoços e jantares longos estão fora de cogitação. O penne arrabiata e o pão com tomate são deliciosos.

Esses só são alguns dos meus preferidos. Ainda tem o italiano Gemma, o australiano Public, o tailandês Kittichai, o mexicano La Esquina… A lista é grande!