Vida ativa no novo ano

O ano está começando e é um ótimo momento para estabelecer um rito de passagem – o incentivo que a gente precisa para recomeçar e fazer mudanças que tragam mais qualidade de vida, saúde e, por consequência, alegrias para o nosso dia a dia.

A gente sabe bem que não adianta fazer uma lista de resoluções que vai gerar só frustração, mas isso não quer dizer que devemos nos conformar com as coisas como são e permanecer na zona de conforto – especialmente quando esta zona traz mais desconforto do que qualquer outra coisa, não é mesmo?

Não é fácil, mas com algumas decisões estratégicas, é possível investir tempo, energia e cuidado em si mesma. Logo o bem-estar que retorna passa a ser a maior motivação para seguir adiante. Um hábito ruim pode ser desconstruído com paciência, implicação e tempo. Vamos lá?

Conversei com a professora de educação física Thaís Moura, que tem bastante experiência e um método de trabalho que nos aproxima deste universo de maneira democrática e sensível, mostrando que não existe corpo ou preparo ideal para ser uma pessoa ativa. Basta começar.

A Thais escreveu uma lista com dez dicas de estilo de vida ativo para 2016:

1. Elaborar um plano de bem-estar, incluindo as práticas de exercícios e esportes que gosta de fazer, as que gostaria de retomar ou experimentar pela primeira vez.
2. Fazer trinta minutos de exercícios de intensidade moderada por dia, cinco dias por semana, sendo dois de exercícios de força, como os funcionais, e três dos contínuos, como caminhar ou andar de bicicleta.
3. Trocar o carro uma vez na semana por outra forma de se transportar, mais ativa e tranquila.
4. Evitar mais de seis horas seguidas na posição sentada para não provocar dores pela inatividade.
5. Manter-se alimentada e hidratada para que parta de um corpo nutrido quando decidir fazer algo do viver.
6. Ir a uma praça ou a um parque uma vez por semana. O contato com o verde faz bem à mente.
7. Respirar profundo de forma longa e leve toda vez que bater uma brisa.
8. Espreguiçar várias vezes ao dia para sentir o corpo.
9. Se for correr, que seja para se divertir.
10. Se for pedalar na subida, que seja para curtir a descida que vem depois.

Para conhecer mais sobre o método de trabalho criado pela Thais, acompanhe também o seu perfil no Instagram.