Berlin FW – Dias 1, 2 e 3

Berlin Fashion Week #Dia 1

A semana de moda de Berlin começou com o evento da Zeit Magazin em parceria com a Vogue Alemanha. Durante todo o Zeit Magazin Konferenz Mode & Stil foi discutido o cenário atual da moda e como trabalhar com criatividade, inovação e tudo isso sem se esquecer do lado comercial de cada projeto.
A primeira palestra foi do Tillmann Prüfer, redator chefe e style director da Zeit Magazin, que entrou no palco com uma máscara do Darth Vader, falou sobre Star Wars e como os fundamentos criativos da saga também estão presentes no mercado da moda e design.
Diversas personalidades do mercado de moda alemã como a estilista Dorothee Schumacher e Roger Diederen (diretor do museu Kunsthalle de Munique que está com uma expo sobre a carreira do gênio Jean Paul Gaultier) participaram do evento.
Para mim as conversas mais inspiradoras do dia foram as com o Justin O’Shea, buying director do e-commerce mytheresa.com, e a com o estilista Stefano Pilati.
O legal do bate papo com o Justin foi o fato dele contar sua trajetória profissional, ele saiu de Perth (Austrália) sem gostar de moda e acabou se apaixonando e conquistando o mercado. Hoje ele é uma das celebridades mais fotografadas durante as semanas de moda e seu Instagram é super bombado. Aliás, esse também foi um dos tópicos da conversa, já que atualmente as mídias sociais são relevantes para qualquer negócio.
O último talk do dia foi com o estilista Stefano Pilati, muitas pessoas estavam esperando por ele e com certeza valeu a pena! Stefano é super bem humorado, inteligente e direto, ele não tem medo de dizer o que pensa e conversou sobre diversos assuntos com Christiane Arp, redatora chefe da Vogue alemã.
Pilati atualmente é o diretor criativo da Ermenegildo Zegna e contou como ele consegue inovar mesmo trabalhando em uma marca tão tradicional como essa.
Uma das muitas citações ácidas que Stefano fez durante o talk e que arrancou aplausos e risos da platéia foi a “eu acredito que para trabalhar com moda a pessoa tem que ter bom gosto. É um pré requisito para trabalhar nessa área, afinal se você não tem bom gosto não precisa trabalhar com moda, existem muitas outras profissões por aí.”
Ao final do bate papo todos saíram do Kronprinzenpalais mais que inspirados e prontos para encarar mais uma maratona de desfiles!

Berlin Fashion Week #Dia 2

Comecei o primeiro dia de desfiles do Berlin Fashion Week na apresentação da marca IVANMAN, que aconteceu no me Collectors Room. O desfile apresentou peças com cortes impecáveis e super coloridas, boa opção para o público masculino.
Logo depois tinha o desfile da Lena Hoschek na tenda principal, que ficava pertinho do Portão de Brandemburgo. A marca é conhecida por seu estilo feminino e elegante, características mais que presentes nessa coleção de out/inv 2016/17.
Depois consegui fazer uma pausa e curti um pouco dos lounges da Maybelline e da Essie. O primeiro tinha profissionais maquiando os convidados e no lounge da Essie era possível escolher um dos muitos esmaltes da marca e colorir as unhas, foi difícil escolher entre tantas opções!
Além dos desfiles, Berlin também estava sediando diversos trade shows cheios de novidades do mercado de vestuário e acessórios. Como trabalho com marcas de urban lifestyle decidi fazer uma pausa na maratona de desfiles e passar a tarde na Seek e na Bright, duas feiras voltadas para marcas de streetwear como PUMA, Cheap Monday, Element, Dr. Martens, Levi’s, RVCA, entre muitas outras.
Além de ver os lançamentos das marcas para a próxima temporada, o legal dessas feiras é ver como as pessoas se vestem, aproveitar para conhecer (e levar para casa) diversas revistas maravilhosas e se divertir um pouco com os eventos que rolavam no espaço de algumas marcas. No dia que eu fui rolou uma competição da Element na Bright, então consegui curtir o clima relax do skate e recarregar as energias para o próximo dia de #MBFW!

Berlin Fashion Week #Dia 3

No terceiro dia do #MBFW em Berlin assisti aos desfiles da estilista Rebekka Ruétz,que apresentou uma coleção super elegante, e do designer Kilian Kerner, que foi o responsável por um dos desfiles mais divertidos da temporada, com direito até a banda ao vivo.
Além dos desfiles, nesse dia também aconteceu a apresentação da nova coleção da Uniqlo and Lemaire na galeria Descheler. A parceria entre as marcas, uma japonesa e a outra francesa, traz ótimas opções de peças sofisticadas, em tons neutros e feitas com perfeição.
Para encerrar esse terceiro dia de fashion week dei uma passada na abertura da exposição “Covert to Overt”, da marca Obey. A expo contava com mais de cinquenta fotos e obras do artista Shepard Fairey, todas feitas em parceria com o fotógrafo Jon Furlong.
Sai de lá mais inspirada ainda e pronta para o penúltimo dia da minha maratona fashion em Berlin!