5 posições de Yôga para dormir bem

Pessoal, assim que li este post do Live Strong quis compartilhar com vocês essas dicas deles. É sobre 5 posições da yôga que te ajudam a relaxar e a dormir melhor.

Sabemos que uma das melhores maneiras de garantir um sono reparador terminar o seu dia com posturas restaurativa de yôga. Desligue sua TV, silencie o seu celular e, lentamente comece a acalmar seu sistema nervoso com estas cinco relaxantes poses. É uma bela maneira de combater o stress, evitar a insônia e promover sonhos pacíficos. Em todas elas você deve tentar permanecer de um a 15 minutos.

Preparados? Vamos lá:

Pernas na parede (Viparita Karani)
Esta posição ajuda a aliviar qualquer ansiedade que pode ter havido durante o dia ao mesmo tempo aliviar e esticar as pernas e região lombar. Enquanto estiver deitado de costas, estenda as pernas para cima e, em seguida, mova as nádegas contra a parede, criando um ângulo de 90 graus com seu tronco e pernas. Relaxe e coloque as mãos ao lado do corpo com as palmas das mãos viradas para cima ou em sua barriga.

Cadáver (Savasana)
Apesar de ser uma pose de descanso, não é hora de cair no sono ainda. Comece deitado de forma relaxada e, em seguida, leve sua pélvis e o cóccix em direção ao teto e o pressione o umbigo para baixo para criar comprimento na coluna vertebral. Deixe os braços descansando ao lado do corpo com as palmas das mãos voltadas para cima ou coloque-as sobre seu coração e barriga. Pressione suavemente nos braços  (se estiverem ao lado do corpo) e da cabeça para levantar um pouco o tórax do chão enquanto acomoda as escápulas para baixo. Inspire para abrir o coração e expandir o peito, depois expire para descansar de volta. Relaxe tudo, desde os dedos dos pés até a ponta dos dedos das mãos e encoste a sua língua céu da boca. Respire fundo e em cada expiração relaxe completamente. Se entregue ao momento, aquiete a mente e se deixe levar pela bela paz da pose.

Reclíno do ângulo limite (Supta Baddha Konasana)
Deitado de costas, dobre os joelhos trazendo os calcanhares para perto dos seus quadris mantendo sua parte inferior das costas no chão (ou cama). Descanse suas mãos para descansar em seu coração e barriga. Inspire e expire profundamente nesta posição de abertura de pelve que tem efeito calmante.

Alongamento a frente (Paschimottanasana)
A partir de uma posição sentada com as pernas estendidas a frente de você, acomode os quadris puxando as nádegas para fora para ajudar na remoção de qualquer curva em sua coluna. Com os pés flexionados para cima, erga lentamente as mãos em direção ao teto enquanto inspira e ao expirar curve-se em direção as pernas (foto). Certifique-se de manter as costas retas em vez de arredondar sua coluna e mantenha as pernas alongadas – vá até o seu limite, não se force. Se a posição for muito puxada você pode ligeiramente dobrar os joelhos. Continue a se curvar lentamente para a frente, mantendo os pés flexionados e os ombros relaxados. A cada inalação, levante a cabeça olhando para frente a fim de alongar o torso. A cada expiração, tente ir um pouco mais afundo na posição. Esta pose acalma a mente, alonga os isquiotibiais e coluna vertebral.

Herói Reclinado (Supta Virasana)
Esta postura irá alongar profundamente seus ombros, coluna, músculos abdominais, coxas, pernas e pés. Ao sentar-se sobre os joelhos, puxe delicadamente as pernas para fora e sente-se entre seus tornozelos. Abaixe o tronco lentamente se apoiando sobre os cotovelos, certificando-se de que você não sente qualquer pressão em suas costas, quadris, joelhos e tornozelos. Empurre o cóccix em direção a seus joelhos e puxe sua barriga para baixo relaxando completamente suas coxas e deixando a região lombar afundar no chão. Descanse as mãos sobre sua cabeça ou abdómen e respire profundamente. Se você tem os músculos da coxa pouco alongados, lembre-se de ouvir o seu corpo e só ir até o seu limite. A posição deve ser confortável!

Confira o vídeo:

Bons sonhos, pessoal! E um ótimo fim de semana. =)