O que te move?

Hoje vamos falar sobre exercício físico? Tema não recorrente aqui no site (no insta sim!), fiquei com vontade de escrever sobre o tema e ouvir o feedback de vocês.

Voltando alguns anos, nunca fui uma criança boa em esportes. Achava chato, vivia caindo (a altura atrapalha as vezes… rs) e não tinha aqueeeele ânimo para disputar partidas de vôlei, basquete e muito menos futebol. Gostava de natação, mas era só ouvir a palavra “competição” que me arrepiava e saia correndo. Era pique-bandeira ou queimada no máximo! Acontece que desde quando fiz 4 anos a minha mãe me colocou nas aulas de ballet e fui criando um amor enorme pela prática. Durante a adolescência a escola de dança era quase que minha segunda casa e, minha professora e amigas, minhas irmãs. Amava! Fiz também sapateado e jazz, mas o clássico sempre teve meu coração. <3

Acabei me formando com 16 anos, cheguei a dar aula para as crianças (ai, que saudade), mas quando entrei na faculdade me mudei do interior para São Paulo e parei de dançar. Tentei academia algumas vezes, rugby pelo time da faculdade (sim, eu sei, nada a ver comigo, mas os treinos cardio eram ótimos!) e nada me empolgava. Cheguei a ficar uns 8 anos sem fazer exercícios físicos, acreditam? Péssimo. Era a falsa magra por causa da altura, mas as gordurinhas aumentavam ano após ano, sem contar que meu fôlego era de uma sedentária. Credo!

Aí, em 2011 “me encontrei” no pilates. Que maravilha! Finalmente uma prática que eu curtia fazer, que me lembravam vários exercícios do ballet, inclusive descobri que fazia pilates de solo no aquecimento das aulas sem saber. A mudança no corpo veio rápida – principalmente no abdômen que é uma das partes mais trabalhadas. A Karina Chaparro, minha professora que amo, colaboradora do site (confira os posts dela aqui) sempre inova e mescla exercícios nos aparelhos, solo, funcional (alô, TRX. Te amo!). Posto fotos no insta e falo tantos elogios às suas aulas que hoje temos uma turma de alunas que eram leitoras do Achados. É uma delícia! Faço duas vezes na semana, em aulas de 1h.

Sabia que eu deveria dedicar os dias restantes a alguma atividade de cardio, para queimar, mas sempre tinha algo mas importante na agenda e quando podia, inventava uma desculpa. Foi aí que eu descobri o maravilhoso Ballet Fitness da Betina Dantas. Vocês já devem ter lido sobre ele, pois virou mania nacional graças ao programa que faz com que a gente perca em média 700cal por aula. Uhuw! Todos os movimentos são inspirados no ballet: na barra fazemos toda a sequência de uma aula tradicional ao som de música clássica, com a diferença da quantidade de repetições. Cada exercício na barra é revezado com algo no chão – amiga, aqui você reza e vai porque é de matar! Abdominais, flexões, pranchas das mais diferentes possíveis, glúteos trabalhados ao som de uma trilha empolgante disco, rock, pop… Saio da aula com uma dor maravilhosa e a sensação de que ficou mais magra e musculosa de um jeito alongado e feminino que eu gosto. Super recomendo! Aguento uma aula de 1h por semana, duas se estiver com planos de ir a praia. Rs!

E foi nas aulas da Betina que eu conheci a Gi Correa, hoje minha personal de yôga. Ai, ai… era o que faltava na minha vida para alcançar o equilíbrio que perdemos na correria do dia a dia. Fora toda a parte física de isometria ao manter a posição por algum tempo, as torções, os desafios de equilíbrio, a prática inclui exercícios de respiração, meditação, mentalizações, e mantras. De verdade, só o fato de você prestar atenção na sua respiração e coordena-la para sossegar os batimentos cardíacos já vale. É algo que pratico não só nas aulas, mas na vida. A Gi vai até a casa dos alunos e também na sua casa, onde tem um espaço pra lá de especial com cromoterapia, músicas de arrepiar e um jardim inspirador. Faço uma vez na semana por 1h, mas tento todos os dias fazer a “saudação ao sol”, pelo menos. =)

E você? Me conta! Que tipo de esporte que você faz? Quantas vezes por semana? Onde encontrou a “alegria” do exercício? Você sente como você encontrou um bom equilíbrio? Compartilhe com a gente nos comentários.

Pilates – Karina Chaparro
Estúdio: Rua Joaquim Távora, 1398 – Vila Mariana
Contato: [email protected] | (11) 97202.2877

Ballet Fitness – Betina Dantas
Estúdio BeFit: Rua Santa Justina, 557 – Itaim
Contato: (11) 3841.9435

Yôga – Gisele Correa
Contato: (11) 989698425