Vintage Digital

Desde sua entrada na Gucci, em janeiro de 2015, o diretor criativo Alessandro Michele tem criado um hit comercial atrás do outro, mas nesse post quero falar sobre a nova imagem de marca que ele vem moldando.

Michele vive em um universo vintage e romântico, fatores que são mais que visíveis nas últimas campanhas publicitárias e ações de PR da marca. Ao escolher a cantora Florence Welch como embaixadora da linha de joias da Gucci, realizar o desfile Cruise 2017 na abadia de Westminster e fotografar as campanhas de Primavera/Verão 2016 em Berlim e a de Outono/Inverno 2016 em Tóquio, o italiano cria uma nova mulher Gucci (mais artsy e cool), bem diferente da sex bomb da época na qual Tom Ford liderava a marca.

Além de lançar a Gucci Garden, coleção-cápsula que foi vendida exclusivamente em seu e-commerce, a última jogada de marketing da label italiana foi lançar uma campanha 100% digital para o Ace, icônico modelo de tênis da marca. A tradicional marca italiana uniu forças com 19 jovens artistas do mundo inteiro (incluindo uma carioca!) para criar diversos tipos de conteúdo para a campanha #24HourAce, que tem foco nos apps Snapchat e Instagram. Ao gerar esse tipo de buzz, a Gucci mostra que está no topo do jogo e ensina para outras marcas como se manter sempre fresh no volátil universo digital. Bravo!