24h em Madrid

Para mim é fácil escrever sobre Madrid, cidade que eu amo e que já visitei três vezes, mas confesso que achei difícil o convite da Fefa do blog Spice Up The Road, para reunir as melhores dicas de passeios para quem vai dar um rasante de 24h por lá. São muitos os lugares especiais que merecem a visita… Por isso, como não vou conseguir abranger diferentes bairros, vou concentrar quase tudo em Salamanca e Chueca, meus favoritos. Você pode conferir o post com todas as fotos no site dela, mas também quis compartilhar o roteiro por aqui. Vamos lá?
Começamos o dia com um café da manhã no El Velázquez (Calle Velázquez, 17), que fica no charmoso bairro de Salamanca, a poucos metros do Parque do Retiro (Metro Serrano e Goya). Termine seu café da manhã e siga para um dos parques mais lindos e imponentes do mundo. Passeie por todo ele, se tiver tempo, tem caiaques para aproveitar o grande lago, mas a dica é visitar o Palácio de Cristal, antes uma estufa, construída em 1887, com finalidade de cultivo ou manutenção de plantas exóticas e hoje um ponto turístico que serve como palco para exibições temporárias de arte. A sua planta tem a forma de uma cruz grega e os materiais usados na sua construção foram o ferro e cristal. Lindo!
Saindo de lá, siga para as melhores ruas da região: Claudio Coello, Hermosilla e Serrano. Vale reservar um dia para desvendar todas as lojinhas pra lá de charmosas que habitam esses quarteirões.

Minhas favoritas por lá:
Hoss Intropia – Looks românticos maravilhosos. Sempre quero comprar tudo, com destaque para os vestidos longos estampados e bordados. A seção de acessórios também merece atenção. Na Serrano, 18.
Bimba y Lola Amo os acessórios, lenços e sapatos dessa marca divertida e colorida. Sempre visito e compro algo! Na Serrano, 22.
bdba – Especializadas em peças estilo boho chic. Vestidos fluidos de festa, casacos de pelo e coletes bordados. Na Serrano, 28.
Fahoma – Marca de bijoux argentina que adoro – foco sempre nos acessórios em resina – brincos e colares – que ficam nas gavetas do móvel central. Peça para ver Cilea Paris! Na Claudio Coello, 38.
The Extreme Collection – Loja moderninha com casacos estilo banda/militar, com bordados e todos decorados, tipo peças-desejo. Vale a pena conhecer! Na Claudio Coello, 53-55
Uterqüe – Irmã “rica” da Zara, é onde eu me esbaldo de comprar, pois sei que aqui ninguém vai ter igual. Rs! Não só as roupas, mas as bijoux e sapatos são demais! Na Claudio Coello, 54.
Isolée – Multimarcas de décor e acessórios que eu amo! Lá sempre compro acessórios em porcelana do designer Guille Garcia-Hoz (na foro, o cervo com chifres coloridos em resina). Na Claudio Coello, 55
Mimoki – Fascinators e tiaras espetaculares. Também adoro as bolsas com pedras naturais – hit! Fica em uma vila que tem um jardim interior e várias lojas legais: The Workshop, Federica & Co, Sister Jane, Ana Corsini, MC Lighting, Ma Petite Juliet. Na Hermosilla, 26
Malababa – É de lá minha clutch com ágata natural que todos me param para perguntar. Você pode escolher uma pronta ou mandar fazer customizada, mas demora mais de uma semana… Aposte! Uma peça para a vida. Na Lagasca, 68.
Bangel – Minha loja favorita de bijoux. É multimarca e sempre rende bons achados! Peça para ver as gavetas e, caso tenha algo especial em mente, pergunte, pois por ser bem pequena, tem muitos tesouros escondidos nas caixas. Destaque para as orquídeas naturais envernizadas. Na Lagasca, 72.
Nadia Perfumeria  Eu amei descobrir esse paraíso. Lá vende maquiagem da byTerry, marca difícil de encontrar e também tiaras beeem lindas. Na Velázquez, 46.
Bateu fome? Vá a algum desses restaurantes:
Gianrossi: Em frente a Nadia tem essa sorveteria italiana que é uma delícia. Recomendo!
Jurucha: Dica de uma moradora da cidade, são as melhores croquetas de jamón de Madrid (chegue cedo para garantir porque a fama faz com que elas esgotem rapidex). Pintxos bascos deliciosos! As empanadas e tortillas também são demais. Super simples, mas lo-ta-do sempre! Na Ayala, 19.
El Pimiento Verdefamoso por ser frequentado por locais, perfeito para pedir porções para aperitivar. Dica: alcachofras (super famosas) e os pimentões com atum. Na Calle del Príncipe de Vergara, 60.
Ten con Ten: Famoso, com menu que atende a todos os gostos, qualidade de produtos maravilhosa, atendimento ótimo e o restaurante é super bonito. Não tem erro! Peça o bacalhau com maça. Hmmm… Na Calle de Ayala, 6.
Platea: Um antigo cinema foi reformado para abrigar vários bares de tapas e drinks. No palco, cada dia um show ou DJ diferente anima a turma (a noite) e também existem dois restaurantes nos mezaninos. Eu amo e sempre vou! Na Calle de Goya, 5-7.
Se tiver tempo, siga para Chueca, o bairro mais alternativo onde tatuados, hipsters, e descolados vivem em harmonia com butiques de marcas independentes, lojas de décor e floriculturas fofas.
Mercado San Antón: vale conhecer o marcado que é enorme e lindo, e almoçar no La Cocina de San Antón. Peça o “pulpo” que é delicioso! Na Calle de Augusto Figueroa, 24B.
Poison: loja multimarcas bem chique de roupas, perfumes, acessórios e itens de decoração de designers europeus descolados e itens vintage dos bons. Na Calle Piemonte, 15.
Hip Madrid: loja multimarcas super legal! Meu biquíni favorito, de uma marca colombiana Cosita Linda Beachwear é de lá. Na Calle Fernando VI, 8.

Acho que é isso… Se você conseguir se concentrar nesse roteiro te garanto que não irá se arrepender. Espero que gostem! Para mais dicas de Madrid, acesse o post que fiz sobre as outras temporadas que passei por lá.