Principais tendências – Londres FW

A segunda Semana de Moda no calendário internacional da temporada chega ao fim – ainda temos mais duas grandes cidades pela frente apresentando suas criações, Milão e Paris – e já dá para perceber quais as grandes tendências que estão por vir.

A London Fashion Week foi intensa e, de certa forma, inovadora. Diferentemente do que costumava ser apresentado nas passarelas londrinas, a temporada foi marcada pela inspiração mais “vida real” que a maioria das marcas tiveram para suas coleções. Muitas se inspiraram nas tradições inglesas, na rainha Elizabeth quando jovem, na roupa dos operários dos anos 80, mas também nas donas de casa e no street style – e me refiro às pessoas reais que cruzamos nas ruas, não a “fantasia” que muitas influenciadoras vestem, calculada para gerar fotos e olhares.

Por isso, algumas das tendências vistas já estão nas ruas – como os babados e o xadrez – e prometem ser fáceis de usar no nosso dia a dia. Vamos lá?

1. Babados
Como já falamos neste post aqui e no resumo da NYFW aqui, o que foi visto na Semana de Moda de Londres serviu para sacramentar: os babados estão com tudo. Numa pegada mais romântica, com volume e certa leveza, eles vieram para ficar. Dessa vez apareceram juntamente com outras tendências da temporada, em tons pastel e com leve transparência.

2. Xadrez
Colorido, mais neutro, de padronagem grande, miúda ou os famosos tartan e príncipe de gales. Seja como for, as peças com estampa xadrez dominaram as passarelas, muitas marcas apostaram. Desde a super sexy Versus Versace, passando pela chiquérrima Empório Armani, até a preppy e que veio com pegada street Tommy Hilfiger. Ou seja, não importa muito seu estilo, vai ter que encaixar uma peça xadrez no look. Destaque para os casacos na estampa, que inclusive já estão sendo vistos pelas ruas no outono do hemisfério norte. Vem febre de xadrez por aí!

3. Tom pastel
Rosa, azul, amarelo e verde, sempre em tom pastel. Estas foram as cores mais vistas para o verão 2018. Os tons mais clarinhos trazem frescor e leveza às peças, porém não vá pensando que por serem tons mais suaves eles não chamam a atenção. Um look total em tons pastel pode ser bem impactante, como visto nas passarelas de Christopher Kane, Peter Pilotto e Preen.

4. Transparência
Hora de apostar no jogo do vela e revela. As peças com transparência podem ser incrivelmente sexy, mas também muito elegantes. A chave está no equilíbrio: ao optar por uma camisa/top com transparência aposte numa parte de baixo mais larga, ou até calça masculina. Para os vestidos a regra é ser fluído, sem marcar ou apertar o corpo. E até os casacos ganharam transparência, como visto na Burberry, onde as modelos vestiam capas de plástico transparentes em cores pastel.

5. Cores Vivas
Apesar da maior parte das coleções penderem para os tons mais clarinhos, algumas delas foram pontuadas por peças em tons vibrantes. As bold colors – como visto na NYFW – foram usadas em vestidos fluídos ou mesmo em duas peças – caso do desfile de Roksanda, na montagem acima – misturando cores e criando combinações intensas e muito alegres para o verão. As cores vermelha e marigold – um amarelo alaranjado que promete ser a cor da estação – foram as mais vistas.

6. Floral
Como não poderia faltar, um clichê que amamos, flores para a primavera/verão! Tendo como fundo os tons pastel da estação ou mesmo o xadrez – como visto na Tommy Hilfiger – as flores apareceram as muitas coleções: bordadas, pintadas, em padronagem espaçada ou miudinha tipo Liberty, elas trazem frescor e deixam o look bastante feminino.

Pronto! Agora que listamos e explicamos as principais tendências Spring/Summer 2018, que tal sair na frente e começar a usar ainda neste ano cada uma delas? Dá para encontrar peças assim no armário ou mesmo no nosso querido ShopAchados – procure pelos termos que usamos nas tendências – e sair por aí toda jet setter. Ui!